OS DESAFIOS DA TRANSIÇÃO DA MODALIDADE PRESENCIAL PARA A NÃO PRESENCIAL NO ENSINO SUPERIOR DE PROJETO DE PRODUTO DE MODA

Palavras-chave: Ensino à Distância. Modelagem de Roupas. Design de Moda.

Resumo

O presente artigo pretende mostrar como ocorreram as adaptações no ensino de disciplinas presenciais para modo online em algumas disciplinas práticas no ensino superior. Trata-se de cursos de moda, especificamente unidades curriculares que abordam desenvolvimentos de produtos de vestuários. Nesses cursos, a maioria das disciplinas, normalmente, são ministradas de forma presencial. No início do ano de 2020, com a pandemia de COVID-19, devido ao isolamento social que todos tiveram que cumprir, vários cursos, em caráter emergencial, continuaram com suas aulas de forma não presencial, porém era imprevisível o período que a pandemia iria durar, então, prosseguir com as aulas a distância foi a solução encontrada pela maioria das instituições de ensino. No Brasil, o Ministério da Educação (MEC) formalizou um parecer regulamentando as aulas a distância com uso de tecnologias digitais. Portanto esta pesquisa pretende investigar a importância do uso de tecnologias digitais nas aulas de modelagem de vestuário a distância,   visando entender como as disciplinas práticas, como modelagem de vestuário, que são desenvolvidas em laboratórios, podem ser adequadas para as modalidades do ensino a distância. Para tanto, pretende-se apresentar e analisar teorias que fundamentem como os recursos tecnológicos digitais podem ajudar na concretização dessas aulas na modalidade do ensino a distância, por meio de pesquisa bibliográfica, através de artigos e livros sobre o tema proposto e uma entrevista com professores e alunos sobre experiências vivenciadas nesse contexto. Ratificando a possiblidade de se realizar as aulas de modelagem do vestuário de forma online.

Biografia do Autor

Marilene Machado de Andrade Rocha, Centro Universitário no Rio de Janeiro (UniCarioca)

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca-UniCarioca; Especialista em Docência Superior pela Universidade Gama Filho-RJ; Graduada em Tecnologia de Produção de Vestuário pela Faculdade SENAI CETIQT. Atuando como Professora nos cursos Bacharelado em Design de Moda e Pós graduação nas áreas de desenvolvimento de produtos de vestuário. Desenvolvendo pesquisas com foco em Sustentabilidade, na Instituição de Ensino SENAI CETIQT - RJ.

Victor Gonçalves Glória Freitas, Centro Universitário Carioca (UniCarioca)

Doutor em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ; Mestre em Ciências Nucleares pelo IEN/CNEN; Físico pela Universidade Federal Fluminense; Docente do Mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação do Centro Universitário Carioca- UniCarioca.

Referências

Referências
ALMEIDA, Maria Claudice Rocha. Práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais em período de pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–20, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24827. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24827. Acesso em: 29 jan. 2023.
BORGES, Luciana; RIBEIRO, Vinícius Gadis. Do ensino presencial à adoção do ensino remoto emergencial em função da Covid-19: experiência docente nas atividades acadêmicas de modelagem de vestuário. ModaPalavra e-periódico, v. 14, n. 32, p. 275-301, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. PARECER CNE/CP Nº: 11/2020. Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. Disponível em: https://www.cnm.org.br/cms/images/stories/Links/09072020_Parecer_CNE_CP11_2020.pdfAcesso em: 09 out. 2022.
BUENO, J. L. P.; GOMES, Marco A. de O. Uma análise Histórico-crítica da formação de Professores com tecnologias de informação e comunicação. Revista Cocar Belém, vol. 5, n. 53, 2011.
DINIS, Patrícia e VASCONCELOS, Amanda Fernandes Cardoso. Et al. “Modelagem”. Em SABRÁ, Flávio G. (org.). Modelagem: tecnologia em produção de vestuário. Rio de Janeiro: Estação das letras e Cores, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GUERREIRO, Jackeline Rodrigues Gonçalves; BATTINI, Okçana. Novas Tecnologias na Educação Básica: desafios ou possibilidades. Acesso em, v. 16, 2019.http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/5759/material/01_NOVAS%20TECNOLOGIAS%20NA%20EDUCACAO%20BASICA%20DESAFIOS%20OU.pdf
JANUSIS, Tania. Pleszko. UM OLHAR SINTETIZADO SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO EAD E O PAPEL DE SEUS AGENTES - PROFESSOR E ALUNO. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 116–122, 2021. DOI: 10.29327/232022.1.5-9. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/56. Acesso em: 12 nov. 2022.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 1°ed (edição brasileira). São Paulo: Editora 34, 2004. 272p.
MORAIS, Bruna Tavares De et al. A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem-ava e suas funcionalidades nas plataformas de ensino a distância-EAD. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: . Acesso em: 12/11/2022 14:09
SPAINE, Patrícia Aparecida de Almeida. Diretrizes para o ensino e construção da modelagem: um processo híbrido. Bauru, 2016, 188 p. Tese (Doutorado em Design) – UNESP- Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, FAAC – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação.
Publicado
2024-10-15
Seção
Artigos