CENSURA/CONTROLE A LIVROS INFANTIS NO BRASIL DE 2016 - 2020
Resumo
Objetivou-se caracterizar casos de censura/controle à literatura infantil no Brasil entre 2016 e 2020. A circulação e disseminação de informações, por meios digitais, juntamente à chegada da chamada “onda conservadora” (ALMEIDA, 2019), faz com que avaliações de livros infantis ganhem destaque. Apresentam-se casos de censura/controle a livros de literatura infantil no Brasil; caracterizam-se os contextos nos quais ocorrem; analisam-se os critérios, os métodos empregados, os agentes, as motivações e suas repercussões. Para cumprir seu objetivo, realizou-se pesquisa documental, por meio de buscas a documentos disponíveis na hemeroteca digital, entre outras fontes. A análise dos casos encontrados sugere que os atos de censura a livros ou a histórias infantis guardam relação com uma determinada concepção de infância e de literatura. Predomina a ideia de que a mente infantil é facilmente moldada e que a literatura é uma forma muito eficaz para controlá-la.
Referências
ALMEIDA, Susano. Pais reclamam e escola tira livro do deputado Chico Alencar de lista. Metrópole. Brasília, 21 de dez. de 2018. Disponível em: https://www.metropoles.com/distrito-federal/educacao-df/pais-reclamam-e-escola-tira-livro-do-deputado-chico-alencar-de-lista Acesso em 24 de jul. de 2022.
BAEZ, Fernando. História universal da destruição dos livros: Das tábuas sumérias à guerra do Iraque. São Paulo. Ediouro, 2004
BAPTISTA, Mônica Correia. MICARELLO, Hilda. Literatura na educação infantil: pesquisa e formação docente. Curitiba, PR.: Educar em Revista, v.34, n.72, p.169-186, nov./dez. 2018.
BAPTISTA, Mônica Correia. PETROVITCH, Camila. AMARAL, Mariana Parreira Lara do. Livros de Literatura para a primeira infância: a questão da qualidade. In: MORO, Catarina; VIEIRA, D. M. (Org.). Leituras em Educação Infantil: Contribuições para a formação docente. 1. ed. Curitiba: NEPIE/UFPR, 2019. v. 1. 256p.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CÂMARA MINEIRA DO LIVRO. Até quando?: pronunciamento oficial de Rosana Mont`Alverne Neto sobre o livro “Omo-oba: histórias de princesas” e a nota da FIRJAN. 2018. Disponível em: http://www.camaramineiradolivro.com.br/noticias/ate-quando-pronunciamento-oficial-de-rosana-de-montalverne-neto-sobre-o-livro-omo-oba-historias-de-princesas-e-a-nota-da-firjan/ Acesso em: 22 de ago. 2022.
CARLOS MACHADO. Leia a resposta da autora Silvana Rando diante da repercussão do seu livro Peppa lançado em 2008 pela Brinque-Book premiado e adotado pela Secretaria Municipal da Educação de São Paulo. São Paulo, 2 de nov. 2017. Facebook Carlos Machado. Disponível em: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1486634838080395&set=a.122039447873281.23612.100002016802677&type=3&theater Acesso em 22 de jun. 2022.
CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. Livros proibidos, ideias malditas: o DEOPS e as minorias silenciadas. 2. ed. ampl. São Paulo: Ateliê Editorial, PROIN; Fapesp, 2002.
CELLARD, André. A análise documental. In: A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução de Laura Sandroni. São Paulo, Global. 2007
CORRÊA, Hércules Tolêdo. Qualidade estética em obras para crianças. In: PAIVA, Aparecida; SOARES, Magda (orgs). Literatura Infantil: políticas e concepções. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p. 91-109.
CUNHA. Leo. A absurda censura a Lygia Bojunga e sua bolsa amarela. Conta uma história. Belo Horizonte, 16 de ago. de 2019. Disponível em: https://contaumahistoria.com.br/2019/08/a-absurda-censura-a-lygia-bojunga-nunes-e-sua-bolsa-amarela/ Acesso em: 18 de jul. de 2022.
DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos. Tradução de COUTINHO, Sônia. 6ª ed. São Paulo: Paz e Terra. 2014.
FROMMING, Sigfrid. A influência da censura em seis traduções brasileiras dos contos dos irmãos Grimm no século XX. Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Estudos da tradução, Universidade Federal de Santa Catarina, 2014.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Apicuri, 2016.
HELD, Jacqueline. O imaginário no poder: as crianças e a literatura fantástica. São Paulo: Summus, 1980.
HUNT, Peter. Crítica, Teoria e Literatura Infantil. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2010.
MACHADO, Maria Zélia Versiani. A criança e a literatura. In: A criança e a leitura literária: livros, espaços, mediações. Curitiba: Positivo, 2012.
MACLEOD, Anne Scott. Censorship and Children’s Literature. In: The library quarterly. Vol. 53, 1983
MEIRELES, Mauricio Bruxas, gnomos e seres mágicos de livros infantis entram na mira de religiosos. Folha de São Paulo. São Paulo, 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2019/07/bruxas-gnomos-e-seres-magicos-de-livros-infantis-entram-na-mira-de-religiosos.shtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwa Acesso em: 29 de jul. de 2022
MARTHA, Alice Áurea Penteado. Qualidade na literatura infantil e juvenil: como reconhecer na prática da leitura?. In: OLIVEIRA, Ieda (org.). O que é qualidade em literatura infantil e juvenil: com a palavra o educador. São Paulo: DCL, 2011. p. 47- 64.
NODELMAN, Perry. Somos mesmo todos censores?: dois ensaios por Perry Nodelman. São Paulo: Instituto Emília; Solisluna Editora, 2020
OLIVEIRA, Joana. ‘Caça às bruxas’ de Damares provoca autocensura no mercado literário infantil. El País. São Paulo, 13 de fev. de 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/cultura/2020-02-13/caca-as-bruxas-de-damares-provoca-autocensura-no-mercado-literario-infantil.html?ssm=FB_CC Acesso em: 13 de jun. de 2022
PAULINO, Graca. Formação de leitores: a questão dos cânones literários. In: Revista portuguesa de educação. Vol 14. N 1. Braga, Portugal. 2004
Peppa NÃO! – Resenha / Ana Paula Xongani. São Paulo: Ana Paula Xongani, 14 de abr. e 2016. Publicado por Ana Paula Xongani. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ONMqIROJ9pI Acesso em 13 de jun. de 2022.
SILVA, Clayton. Requerimento nº 451/2019. Câmara Municipal de Limeira. Limeira, 12 de ago. de 2019. Disponível em: http://consulta.limeira.sp.leg.br/arquivo?Id=215235 Acesso em 17 de jul. de 2022.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).