AS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: ISOLAMENTO SOCIAL E O DIREITO AOS ESPAÇOS

Palavras-chave: Crianças. Covid-19. Brincar. Espaço.

Resumo

Propõe-se um diálogo em reflexão sobre contexto atual marcado pela pandemia de covid-19 e seus desdobramentos políticos, destacando os possíveis impactos na vida das crianças e nos espaços que habitam ou podem habitam. Também se discute sobre o conceito de isolamento social. O artigo tem o propósito de levantar questionamentos e ampliar as discussões pensando nas crianças como sujeitos históricos e de direitos. Trata-se de um estudo qualitativo com aprofundamento bibliográfico.

Biografia do Autor

Beatriz Fernanda Jorge, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora de Educação Básica na Prefeitura Municipal de Hortolândia. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Pesquisadora do Grupo de pesquisas a respeito das crianças, educação infantil e estudos da infância (CRIEI) e membro do Núcleo de educação e estudos da infância. 

Rafael Romeiro Doin, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Pesquisador do Grupo de pesquisas a respeito das crianças, educação infantil e estudos da infância (CRIEI) e membro do Núcleo de educação e estudos da infância.

Beatriz Antunes Fogaça Brito, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora de Educação Básica I na Prefeitura Municipal de Sorocaba/SP.  Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Pesquisadora do Grupo de pesquisas a respeito das crianças, educação infantil e estudos da infância (CRIEI) e membro do Núcleo de educação e estudos da infância. 

Maria Walburga dos Santos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Docente associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba. Doutora e Mestre em Educação (USP). Pesquisadora responsável pelo Grupo de pesquisas a respeito das crianças, educação infantil e estudos da infância (CRIEI) e o Núcleo de Educação e Estudos da Infância. 

Referências

BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 08 maio 2022.

BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. Revista da Faculdade de Educação, v. 24, n. 2, pp. 103-116, jul./dez. 1998. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/59630. Acesso em: 21 jun. 2022.

COUTINHO, Angela Scalabrin; CÔCO, Valdete. Educação Infantil, políticas governamentais e mobilizações em tempos de pandemia. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, pp. 1-15, 2020. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acesso em: 28 jun. 2022.

GOBBI, Marcia Aparecida; LEITE, Maria Cristina Stello; PITO, Juliana Diamente. Sociologia Urbana e os Bebês: conversas (im)pertinentes, ou a silenciosa insurgência das crianças pequenas, In: TEBET, Gabriela (org.) Estudos de bebês e diálogos com a sociologia. São Paulo: Pedro & João, 2019. pp. 493-517.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. Anais do seminário nacional: Currículo em movimento – Perspectivas Atuais, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7155-2-3-brinquedos-brincadeiras-tizuko-morchida/file. Acesso em: 22 jun. 2022.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. Perspectiva, v. 12, n. 22, pp. 105-128, 1995. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644269/11695. Acesso em: 01 jul. 2022.

KOHAN, Walter Omar. Tempos da escola em tempo de pandemia e necropolítica. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, pp. 1-9, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16212.067. Acesso em: 29 jun. 2022.

KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. Paris: Éditions Anthropos, 2000.

LEFEBVRE, Henri. O direito à Cidade. São Paulo: Centauro, 2011.

GOMES, Nilma Lino. A questão racial e o novo coronavírus no Brasil. Trabalho e Justiça Social, v. 5, n. 07, jun. 2020.Disponível em: http://library.fes.de/pdf-files/bueros/brasilien/16315.pdf. Acesso em: 01 jan. 2023.

MARCOLINO, Suzana; SANTOS, Maria Walburga dos. A brincadeira como princípio da prática pedagógica na educação infantil: brincar, participar, planejar. Debates em Educação, Maceió. Vol. 13, n. 33, set./dez. p. 287-311. 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12684. Acesso em: 04 jan. 2023.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: N-1 edições, 2021.

MOREIRA, Tabita Aija; et al. Covid-19, infância e adolescência: O mundo novo é um jardim ou uma cela? Brasil: Ed. Terra sem amos, 2020.

NOGUERA, Renato. Necroinfância: por que as crianças negras são assassinadas? Lunetas, 2020. Disponível em: https://lunetas.com.br/necroinfancia-criancas-negras-assassinadas/. Acesso em: 15 dez. 2022.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Almedina; 2020.

SANTOS, Maria Walburga dos; CARDOSO, Marilete Calegari. Educação e infância: Pandemia, tecnologias e o distanciamento das crianças. Revista Cocar, edição especial, nº 09, p. 1-18, 2021.

SERRÃO, Célia Regina Batista; OLIVEIRA, Renata Cristina Dias. As vozes que ecoam na pandemia: a escuta como desafio para garantia dos direitos de bebês e crianças pequenas. In: GOBBI, Marcia Aparecida; PITO, Juliana Diamante (Org.). Coletivos, mulheres e crianças em movimentos: na pandemia, do podcast ao livro. São Paulo: FEUSP, 2021.

SILVA, Isabel de Oliveira e; LUZ, Iza Rodrigues da; CARVALHO, Levindo Diniz. Infância e pandemia na Região Metropolitana de Belo Horizonte: Primeiras análises. Belo Horizonte: UFMG/FAE/NEPEI, 2021.

TIRIBA, Léa; FLORES, Maria Luiza Rodrigues. A Educação Infantil no contexto da Base Nacional Comum Curricular: em defesa das crianças como seres da natureza, herdeiras das tradições culturais brasileiras. Debates em Educação, Maceió, v. 8, n. 16, p. 157-183, jul./dez. 2016. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2422/2140. Acesso: 26 maio 2022.

TIRIBA, Léa. Crianças, natureza e educação infantil. 2005. 247 f. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Educação do Centro de Teologia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/7704/7704_1.PDF. Acesso em: 26 maio 2022.

TIRIBA, Léa. Educação Infantil como direito e alegria. 1ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

TONUCCI, Francesco. La ciudad de los niños: un modo nuevo de pensar la ciudad. Buenos Aires: Editorial Losada S. A., 2015.

ZIMMERMANN, Silvia A.; PAULA, Nilson Maciel de. O Brasil dos famintos em pleno século XXI: evidências de uma tragédia contínua. Revista NECAT-Revista do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense, v. 11, n. 21, 2022.
Publicado
2023-05-16