AS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: ISOLAMENTO SOCIAL E O DIREITO AOS ESPAÇOS
Resumo
Propõe-se um diálogo em reflexão sobre contexto atual marcado pela pandemia de covid-19 e seus desdobramentos políticos, destacando os possíveis impactos na vida das crianças e nos espaços que habitam ou podem habitam. Também se discute sobre o conceito de isolamento social. O artigo tem o propósito de levantar questionamentos e ampliar as discussões pensando nas crianças como sujeitos históricos e de direitos. Trata-se de um estudo qualitativo com aprofundamento bibliográfico.
Referências
BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. Revista da Faculdade de Educação, v. 24, n. 2, pp. 103-116, jul./dez. 1998. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/59630. Acesso em: 21 jun. 2022.
COUTINHO, Angela Scalabrin; CÔCO, Valdete. Educação Infantil, políticas governamentais e mobilizações em tempos de pandemia. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, pp. 1-15, 2020. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acesso em: 28 jun. 2022.
GOBBI, Marcia Aparecida; LEITE, Maria Cristina Stello; PITO, Juliana Diamente. Sociologia Urbana e os Bebês: conversas (im)pertinentes, ou a silenciosa insurgência das crianças pequenas, In: TEBET, Gabriela (org.) Estudos de bebês e diálogos com a sociologia. São Paulo: Pedro & João, 2019. pp. 493-517.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. Anais do seminário nacional: Currículo em movimento – Perspectivas Atuais, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7155-2-3-brinquedos-brincadeiras-tizuko-morchida/file. Acesso em: 22 jun. 2022.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. Perspectiva, v. 12, n. 22, pp. 105-128, 1995. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644269/11695. Acesso em: 01 jul. 2022.
KOHAN, Walter Omar. Tempos da escola em tempo de pandemia e necropolítica. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, pp. 1-9, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16212.067. Acesso em: 29 jun. 2022.
KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. Paris: Éditions Anthropos, 2000.
LEFEBVRE, Henri. O direito à Cidade. São Paulo: Centauro, 2011.
GOMES, Nilma Lino. A questão racial e o novo coronavírus no Brasil. Trabalho e Justiça Social, v. 5, n. 07, jun. 2020.Disponível em: http://library.fes.de/pdf-files/bueros/brasilien/16315.pdf. Acesso em: 01 jan. 2023.
MARCOLINO, Suzana; SANTOS, Maria Walburga dos. A brincadeira como princípio da prática pedagógica na educação infantil: brincar, participar, planejar. Debates em Educação, Maceió. Vol. 13, n. 33, set./dez. p. 287-311. 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12684. Acesso em: 04 jan. 2023.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: N-1 edições, 2021.
MOREIRA, Tabita Aija; et al. Covid-19, infância e adolescência: O mundo novo é um jardim ou uma cela? Brasil: Ed. Terra sem amos, 2020.
NOGUERA, Renato. Necroinfância: por que as crianças negras são assassinadas? Lunetas, 2020. Disponível em: https://lunetas.com.br/necroinfancia-criancas-negras-assassinadas/. Acesso em: 15 dez. 2022.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Almedina; 2020.
SANTOS, Maria Walburga dos; CARDOSO, Marilete Calegari. Educação e infância: Pandemia, tecnologias e o distanciamento das crianças. Revista Cocar, edição especial, nº 09, p. 1-18, 2021.
SERRÃO, Célia Regina Batista; OLIVEIRA, Renata Cristina Dias. As vozes que ecoam na pandemia: a escuta como desafio para garantia dos direitos de bebês e crianças pequenas. In: GOBBI, Marcia Aparecida; PITO, Juliana Diamante (Org.). Coletivos, mulheres e crianças em movimentos: na pandemia, do podcast ao livro. São Paulo: FEUSP, 2021.
SILVA, Isabel de Oliveira e; LUZ, Iza Rodrigues da; CARVALHO, Levindo Diniz. Infância e pandemia na Região Metropolitana de Belo Horizonte: Primeiras análises. Belo Horizonte: UFMG/FAE/NEPEI, 2021.
TIRIBA, Léa; FLORES, Maria Luiza Rodrigues. A Educação Infantil no contexto da Base Nacional Comum Curricular: em defesa das crianças como seres da natureza, herdeiras das tradições culturais brasileiras. Debates em Educação, Maceió, v. 8, n. 16, p. 157-183, jul./dez. 2016. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2422/2140. Acesso: 26 maio 2022.
TIRIBA, Léa. Crianças, natureza e educação infantil. 2005. 247 f. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Educação do Centro de Teologia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/7704/7704_1.PDF. Acesso em: 26 maio 2022.
TIRIBA, Léa. Educação Infantil como direito e alegria. 1ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.
TONUCCI, Francesco. La ciudad de los niños: un modo nuevo de pensar la ciudad. Buenos Aires: Editorial Losada S. A., 2015.
ZIMMERMANN, Silvia A.; PAULA, Nilson Maciel de. O Brasil dos famintos em pleno século XXI: evidências de uma tragédia contínua. Revista NECAT-Revista do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense, v. 11, n. 21, 2022.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).