DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA PRÉ-ESCOLA: UM ESTUDO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, MARANHÃO, BRASIL

Palavras-chave: Criança. Participação. Pesquisa.

Resumo

A pesquisa, origem deste artigo, teve como objetivo observar o desenvolvimento das crianças nas atividades lúdicas e aprendizagem partindo da participação delas nas escolhas das atividades diárias, bem como a participação também da educadora. A pesquisa foi realizada em uma sala de atividade do infantil I-B do turno matutino, na qual observamos as crianças nas atividades e como foram desenvolvidas a partir do olhar delas. O conteúdo do livro didático adotado pela rede de ensino de São José de Ribamar não foi desconsiderado. A pesquisa é considerada de cunho qualitativa e o método de abordagem utilizado foi a etnografia. Pretendemos participar como ouvinte de forma mais entrosada com as crianças que desejarem falar e participar.

Biografia do Autor

Nelcir Francisca da Silva, Secretaria Municipal de Educação de São José de Ribamar - MA

Mestre do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Pós-graduada em Neuroeducação pela Faculdade Santa Fé, Pós-graduada em Gênero e Diversidade na Escola pela UFMA. Pós-graduada em Docência na Educação Infantil pela UFMA e Pós-graduada em Supervisão e Gestão Escolar pela Santa Fé. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Docência (GEPEID) e professora de Educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de São José de Ribamar. 

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Publicado
2023-05-16