DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA PRÉ-ESCOLA: UM ESTUDO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, MARANHÃO, BRASIL
Resumo
A pesquisa, origem deste artigo, teve como objetivo observar o desenvolvimento das crianças nas atividades lúdicas e aprendizagem partindo da participação delas nas escolhas das atividades diárias, bem como a participação também da educadora. A pesquisa foi realizada em uma sala de atividade do infantil I-B do turno matutino, na qual observamos as crianças nas atividades e como foram desenvolvidas a partir do olhar delas. O conteúdo do livro didático adotado pela rede de ensino de São José de Ribamar não foi desconsiderado. A pesquisa é considerada de cunho qualitativa e o método de abordagem utilizado foi a etnografia. Pretendemos participar como ouvinte de forma mais entrosada com as crianças que desejarem falar e participar.
Referências
AYRÈS, S. N. Educação Infantil: teorias e práticas para uma proposta pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/SEB, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc. Acesso em: 1 nov. 2019.
BRASIL. Senado Federal. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial. Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Brasília, DF: MEC, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1994.
FONSECA, C. Quando cada caso não é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Revista Brasileira de Educação,1998.
MINAYO, M.C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
ROSA, M. Psicologia Evolutiva. Psicologia da Infância. 4. ed. Petrópolis: Vozes, v. 2, 1986.
SIQUEIRA, R. B; CARVALHO, M. C. Literatura e cultura como convite aos professores. In: KRAMER, S; NUNES, M. C. (org.). Educação e infância: formação e responsabilidade. São Paulo: Papirus, 2013.
RICHARDSON, R J. Pesquisa Social: Métodos e técnicas. São Paulo: Editora Atlas, 1999.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1995.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).