A MULHER NEGRA NO MAGISTÉRIO: REFLEXÕES EM TORNO DE TRAJETÓRIAS HISTÓRICAS
Resumo
O presente trabalho pretende, dentro de uma perspectiva voltada às narrativas como alternativas de investigação, estudar o processo de inserção da mulher negra no magistério, atentando-se para os reflexos dessa trajetória nas histórias de luta da mulher. Trata-se não apenas da reflexão das narrativas como instrumento pedagógico, mas ainda de uma tentativa situar no contexto atual a mulher negra como educadora. Com base em uma metodologia focada nas histórias de vida dessas mulheres negras, buscaremos explorar os relatos de uma realidade que produziu uma história. Alguns eixos temáticos norteiam e fundamentam o presente trabalho, a destacar: a discriminação de gênero e racial e a docente. Dessa forma, torna-se de suma importância a discussão em torno dos eixos mencionados, voltando-os para o ambiente escolar, o que implica em uma nova postura profissional das educadoras negras que constantemente lutam pela (re)construção e (re) criação da sua identidade, tantas vezes caracterizadas pela desigualdade social e a discriminação racial e de gênero.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).