BRINCANDO E APRENDENDO: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS SOBRE O LUGAR DO BRINCAR NA ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Crianças. Brincar. Educação Infantil. Rotina.

Resumo

O referido artigo trata sobre o olhar da criança acerca da presença do brincar em sua rotina diária na instituição de Educação Infantil. Possui como objetivo analisar o que as crianças pensam sobre o lugar do brincar na rotina da Educação Infantil; e ainda conferir como é introduzido o brincar na rotina de sala da Educação. Para embasamento teórico utilizou-se as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, os referenciais curriculares, a Base Comum Curricular da Educação Infantil e teóricos como Corsino (2009), Almeida (2008), Gisela Wajskop (2001), Kishimoto (1999), dentre outros. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura e uma intervenção pedagógica com a utilização da entrevista semiestruturada com um grupo de crianças de 4 e 5 anos, em uma instituição de Educação Infantil da rede municipal. Também se utilizou um bloco de anotações com registros das falas das crianças, desenhos, fotografias e vídeos. No decorrer da investigação verificamos que as crianças têm o direito ao brincar resguardado; têm grande apreço pela educadora, pois ela promove ações que envolvem brincadeiras e também se dispõe a brincar com as crianças sempre que possível. A fala das crianças deixa em evidência que, para elas, a escola é um espaço para o brincar e também para fazer tarefas, nos fazendo enxergar que o brincar e o aprender são indissociáveis ao olhar das crianças.

Biografia do Autor

Dania Rafaela Ferreira Carvalho, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão, e docente da rede municipal de ensino de Paço do Lumiar e São Luís. 

Referências

ABUD, Cristiane de Castro Ramos (Org.). Ludicidade e Educação. Rio de Janeiro: Eulim, 2017.

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica - teorias e práticas: reflexões e fundamentos. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

BARBOSA, Ana Rubia Menezes. Ludicidade e aprendizagem na educação infantil. Curitiba: CVR, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil: Introdução. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2010. Disponível em: . Acesso em: 22 out 2022.

BRASIL. Ministério da Educação.Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: . Acesso em: 22 out 2022.

BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 2010.

BROUGERE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

CARVALHO, Dania Rafaela Ferreira. As ações lúdicas e práticas pedagógicas nas experiências infantis: tecendo saberes e fazeres de (as) educadores (as) de crianças pequenas. Dissertação (Mestrado em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.

GOBBI, M. Desenhos e fotografias: marcas sociais de infâncias. Educar em Revista, n. 43, p. 135-147, 2012.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MORENO, Gilmara Lupion; PASCHOAL, Jaqueline Delgado; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de. O lúdico na formação continuada das professoras de educação infantil. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015, Londrina. Anais [...]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2015. Disponível em: . Acesso em: 20 Out 2022.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

POZAS, Denise. Criança que brinca mais aprende mais: a importância da atividade lúdica para o desenvolvimento cognitivo infantil. Rio de Janeiro: Senac, 2015.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. O lúdico na formação do educador. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
Publicado
2023-05-16