A CURRICULARIZAÇÃO DAS LICENCIATURAS DA UFPE, CAMPUS CAA, E AS DIRETRIZES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Palavras-chave: Licenciatura. Currículo. Educação em Direitos Humanos.

Resumo

Os currículos dos cursos são pensados para oferecer uma melhor e mais completa formação para os(as) discentes com a proposta de que tenham conhecimentos que lhes deem melhores condições de atuar em suas respectivas áreas profissionais. Assim, a reflexão aqui proposta consiste em analisar como os cursos de licenciaturas da Universidade Federal de Pernambuco, Campus CAA, contemplam as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos em seus currículos. A metodologia partirá do método dialético, com abordagem qualitativa, sendo o tipo de pesquisa bibliográfica exploratória e descritiva, com coleta de dados documental e análise de conteúdo para que se perceba como, e se, ocorrem discussões sobre educação em direitos humanos ao longo de suas formações, como preconiza a respectiva resolução. Entende-se que embora alguns currículos contemplem tais discussões, estas ainda são incipientes.

Biografia do Autor

Roberta Rayza Silva de Mendonça, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestra em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Direito pelo Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP), Doutoranda em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Filipe Antonio Ferreira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado
2023-06-16