LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: NA PERSPECTIVA DE NOVOS SABERES NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM ARAGUATINS
Resumo
Neste artigo, faz-se uma reflexão sobre a obrigatoriedade do ensino de Literatura Afro-brasileira nas escolas de Ensino Fundamental ll, localizadas no município de Araguatins, além de enfatizar sobre a necessidade em valorizar a literatura afro-brasileira, a partir da analise da Lei 10.639/03, que trata sobre a obrigatoriedade do ensino de literatura afro-brasileira nas escolas de ensino regular. Optou-se por uma pesquisa de cunho bibliográfica e descritiva, de caráter quantitativo, pautada em renomados autores que tratam sobre o ensino de literatura afro-brasileira. Diante de análises sobre a obrigatoriedade do ensino, é possível compreender a necessidade em conhecer a fundo a cultura de um povo, como forma de quebra de preconceitos e para crescimento social do indivíduo, além da valorização de sua cultura. Por meio da pesquisa realizada foi possível entender sobre o ensino de literatura afro-brasileira, sua significação e os pontos que impedem a efetivação da Lei 10.639/03 nos estabelecimentos de ensino fundamental.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).