DESAFIOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Palavras-chave: Educação Física Adaptada. Deficiência Intelectual. Tecnologia. Pandemia.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar e descrever os resultados de uma avaliação das aulas de Educação Física Adaptada para um grupo de pessoas com Deficiência Intelectual oferecidas à distância durante o período de distanciamento social. A pesquisa é de natureza qualitativa e o método analítico e descritivo. A coleta de dados foi realizada através do banco de dados do Projeto de Esporte realizado dentro de uma instituição de Educação Especial. Os dados coletados passaram pela análise de conteúdo temática. Os resultados demonstraram desafios nas aulas a distância devido a questões de saúde dos familiares, a rotina cheia de novas tarefas e a falta de manejo com as tecnologias. Contudo, a inclusão digital foi algo inovador, visto que, os participantes nunca tiveram aulas a distância com uso das tecnologias. Conclui-se que é necessário pensar em estratégias de ensino e aprendizagem com uso das tecnologias para uma progressiva inclusão digital.  

Biografia do Autor

Denise Guimarães, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduada em Educação Física (pelas Faculdades Integradas Einstein de Limeira), Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”). Atualmente é professora na Faculdades Integradas Einstein, Gestora de Projetos de Esporte na APAE de Limeira e Professora de Educação Física na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Limeira.

Luiz Henrique Dias, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Limeira (APAE)

Licenciado e bacharelado em Educação Física (pela Faculdades Integradas Einstein de Limeira). Professor de Educação Física do Projeto APAE Esporte.

Tayná Salvogin, Faculdades Integradas Einstein de Limeira (FIEL)

Licenciada e Bacharela em Educação Física (pela Faculdades Integradas Einstein de Limeira – FIEL).

Vitória Verzinasse dos Santos, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Limeira (APAE)

Licenciado e bacharelado em Educação Física (pela Faculdades Integradas Einstein de Limeira). Professora de Educação Física no Projeto APAE Esporte.

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Publicado
2024-10-15
Seção
Artigos