PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REFLEXÃO SOBRE TEORIA E PRÁTICA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A EJA EM MIRACEMA DO TOCANTINS-TO

  • Rutileia Carvalho Xavier Pinho Universidade Federal do Tocantins/UFT
  • Andréia Soares Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
  • Silma Rodrigues Nogueira UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
  • Thaynara Rithyelli Ferreira Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Resumo

O presente artigo traz uma reflexão acerca da oferta da educação de jovens e adultos (EJA) e sua efetivação no município de Miracema do Tocantins-TO. E tem por objetivos norteadores apresentar um mapeamento das escolas que ofertam a EJA, em seus segmentos de ensino fundamental e ensino médio, inclusive nas escolas situadas no campo, em âmbito municipal e estadual. Descrever a efetivação da EJA na escola campo Centro de Ensino Médio Santa Terezinha (CEMST), que oferta os dois segmentos de ensino, inclusive a oferta dessa modalidade no sistema prisional, aos sujeitos privados de liberdade. Essas informações são relevantes para compreendermos a efetivação das políticas públicas educacionais e relacioná-las com a realidade encontrada na unidade escolar que oferta essa modalidade de ensino. E também consistiu em contribuir na formação de professores, em específico, na perspectiva de reconhecimento e valorização das especificidades da educação de jovens e adultos.

 

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Políticas Públicas Educacionais; Centro de Ensino Médio Santa Terezinha (CESMST).

Biografia do Autor

Rutileia Carvalho Xavier Pinho, Universidade Federal do Tocantins/UFT

Graduada em Pedagogia-UFT; Pós-graduada em Gênero e Diversidade na Escola-UFT, Educação de Jovens e Adultos-UFT e Educação em Direitos Humanos-UFT. Atualmente atuo como colaboradora na equipe multidisciplinar do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins e exeço atividades administrativas no Naturatins.

Andréia Soares Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Acadêmica do 7º Período. Bolsista Projeto de Pesquisa PIBIC. Curso de Pedagogia. Campus Universitário de Miracema. Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Silma Rodrigues Nogueira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Acadêmica do 7º Período. Curso de Pedagogia. Campus Universitário de Miracema. Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Thaynara Rithyelli Ferreira Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Acadêmica do 9º Período. Curso de Pedagogia. Campus Universitário de Miracema. Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Publicado
2019-03-01
Seção
Artigos