USO DE SOFTWARE EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA: AS PERSPECTIVAS DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS ESTADUAIS DE ABAETETUBA

Palavras-chave: Ensino de Física. Software Educacional. Método de Reeves.

Resumo

Este artigo tem como finalidade relatar as perspectivas de professores e alunos sobre a utilização de software educacional em sala de aula das Escolas Estaduais do município de Abaetetuba quanto recurso pedagógico para ensinar/aprender a disciplina de física. O embasamento dessa pesquisa, através de Bardin (2016), Bacich e Moran (2018), Carvalho et al. (2009) e Nascimento (2010), auxiliaram na construção e aplicação de questionários via Google Forms direcionados a 05 professores licenciados em Física e 15 alunos do Ensino Médio, cujo método de análise aderido foi a Análise de Conteúdo de Bardin. Além disso, foi analisado um software educacional da área de Física que poderá auxiliar os professores no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem da disciplina. O método de avaliação de qualidade e aplicabilidade dos simuladores foi realizada por meio do Método de Reeves sobressaindo os aspectos positivos de cada um e suas restrições, quando for o caso e considerando três aspectos: critérios de interface com o usuário, critérios pedagógicos e o desenvolvimento do conteúdo. Observou-se que a maioria dos entrevistados consideram a aplicação da ferramenta válida e que podem auxiliar a minimizar as dificuldades que os discentes apresentam durante a exposição aos conteúdos físicos. Quanto ao simuladores analisados verificou-se que se enquadram dentro dos critérios pedagógicos estabelecidos.

 

Biografia do Autor

Lubiana Cristina Trindade do Nascimento, Instituto Federal do Pará (IFPA)

Graduada em Licenciatura plena em Física (pela UFPA), Especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação aplicada a Educação (pela IFPA).

Márcio Valério de Oliveira Favacho, Instituto Federal do Pará (IFPA)

Mestre em Cidades e Cultura (pela UFPA), é professor no Instituto Federal do Pará (IFPA).

Josiel do Rego Vilhena, Instituto Federal do Pará (IFPA)

Doutor em desenvolvimento socioambiental (pela UFPA). é professor no Instituto Federal do Pará (IFPA).

Referências

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. 430 p.
BARDIN, L. Análise de contéudo. São Paulo: Edições 70, 2016. 229 p.
BATISTA, P. R.; LOMONACO, O. A. O.; LOMONACO, O. A. O. Novos caminhos para o Ensino da Física: O Uso de Softwares Educacionais. Revista de Iniciação Científica, Guaxupé , n. 13, p. 1-18, novembro 2013.
BOROCHOVICIUS, E.; TORTELLA, J. C. B. Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio: aval, Rio de Janeiro, v. v.22, n. 83, p. 263-294, abr./jun 2014.
CARVALHO, A. M. P. D. et al. Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. 1ª Edição. ed. São Paulo: Scipione, 2009. 187 p.
CUNHA, A. et al. Metodologias Ativa: Inovações na prática pedagógica: formação continuada de professores para competências de ensino no seculo XXI. São Paulo: Crescer em Rede, 2018. 148 p.
DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Lajeado/RS – Brasil, v. 14, p. 268-288, 2017.
GAMA, C. L. G. D. Método de Construção de Objetos de Aprendizagem com Aplicação em Métodos Numéricos. Universidade Federal do Paraná. Curitiba/Paraná, p. 210. 2007.
GASPI, S. D.; MARON, L. H. P.; JÚNIOR, C. A. D. O. M. ANÁLISE DE CONTEÚDO NUMA PERSPECTIVA DE BARDIN. In: JÚNIOR, C. A. D. O. M.; BATISTA, M. C. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de Ciências. 1ª. ed. Maringá: Massoni, 2021. p. 507.
GODOI, K. A. D.; PADOVANI, S. Avaliação de material didático digital centrada no usuário: uma investigação de instrumentos passíveis de utilização por professores. Produção, São Paulo, v. 19, p. 445-457, Set/Dez 2009. ISSN 3.
GOMES, É. C.; FRANCO, X. L. D. S. O.; ROCHA, A. S. D. Uso de simuladores para potencializar a aprendizagem no ensino de física. 2ª. ed. Araguaína, TO: EDUFT, 2020. 64 p.
JUNIOR, E. D. C. et al. Um estudo estatístico sobre o aproveitamento em Física de alunos de ensino médio e seus desempenhos em outras disciplinas. Revista Brasileira de Ensino de Física, Minas Gerais, v. 39, p. 6, 2017. ISSN 1.
MARTINAZZO, C. A. et al. Arduino: uma tecnologia no ensino de física. Erechim PERSPECTIVA, v. 38, p. 21-30, setembro 2014.
MORATORI, P. B. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino aprendizagem? Universidade Federal do Rio de Janeiro. RIO DE JANEIRO, RJ – BRASIL, p. 33. 2003.
NASCIMENTO, A. D. D. Uso de softwares educacionais no ensino de física. Universidade Federal do Ceará. PIQUET CARNEIRO-CE, p. 44. 2014.
NASCIMENTO, T. L. D. Repensando o ensino da física no ensino médio. Universidade Estadual do Ceará. FORTALEZA – CEARÁ, p. 62. 2010.
POZO, J. I.; CRESPO, M. Á. G. A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 296 p.
SANTANA, C. P.; SILVA, G. T. D. As contribuições do uso de softwares educativos na educação infantil no município de Acará. Universidade Federal Rural da Amazônia. Tomé Açu – Pará, p. 40. 2017.
SANTOS, F. M. D. Análise de conteúdo: a visão de Laurence Bardin. Eletrônica de Educação, Brasilia, v. 6, n. 1, p. 383 - 387, maio 2012.
SILVA, P. A. D.; BASTOS, A. G. D. L. Dificuldades de aprendizagem no ensino de física: uma revisão de literatura. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) campus Cedro/ IFCE /. Fortaleza/Ceará, p. 01-09. 2018.
SOARES, A. R. PHET. Phet Interactive Simulation, 2002. Disponivel em: .
WAISELFISZ, J. J. O ensino das Ciências no Brasil e o PISA. 1ª. ed. São Paulo: Sangari Brasil, 2009. 126 p. Disponivel em: .
Publicado
2024-10-15
Seção
Artigos