FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS:

Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos. Formação continuada de professores. Extensão acadêmica

Resumo

O presente texto relata a trajetória de um projeto de universidade pública do Rio de Janeiro voltado à formação continuada de professores/as em educação em direitos humanos. A experiência, desenvolvida como um projeto de extensão, se define a partir de dois aspectos estruturantes:  a articulação indissociável dos campos de extensão, pesquisa e ensino, e a estratégica formação de parceria entre a universidade, o poder público e a sociedade civil organizada, investindo e contribuindo para a adoção de políticas públicas na sua área de atuação.  No plano metodológico, se orientava por práticas que privilegiavam o saber docente e a construção participativa de alternativas às questões identificadas pelos/as professores/as como relevantes e desafiadoras. Por fim, o currículo de educação em direitos humanos é abordado como algo que se dá pela disputa de diferentes sentidos que são negociados no contexto da escola em uma articulação cuja plenitude não pode nem necessita ser alcançada.

Biografia do Autor

Aura Helena Ramos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação, Professora Associada da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Membro do GCEDH – Grupo de Pesquisa Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos. 

Referências

ANDRÉ,Marli. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 1999
CANDAU,Vera Maria. Escola e Violência. Rio de Janeiro: DP&A,1999
CANDAU,Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 37, 2008.
CASTRO, Luciana M. A Avaliação da Extensão Universitária na UERJ: resultados e desafios. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – RECONHECER DIFERENÇAS, CONSTRUIR RESULTADOS, Anais. Brasília – DF. UNESCO, 2004
LACLAU, Ernesto, MOUFFE, Chantal. Hegemonia y estratégia socialista. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2004.
MAZZOTTI-ALVES,.A.J - O método nas ciências naturais e sociais. São Paulo: Pioneira, 1999
MOUFFE, Chantal. Por um modelo agonístico de democracia. Revista de Sociologia e Política. n. 25, p. 11-23, 2006.
RAMOS, Aura Helena. Escola, cidadania e paz. Revista Nuevamerica Buenos Aires, NOVAMERICA, v. 1, p. 24-31, 2005.
RAMOS, Aura Helena; BARREIROS, D. A ação docente como ação política: rediscutindo as questões curriculares a partir da prática pedagógica de educadores em direitos humanos. In: TURA, Maria de Lourdes Rangel; GARCIA, Maria Manuela Alves. (org.). Currículo, políticas e ação docente. 1.ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013, v. 1, p. 7-293.
SANTOS, Sônia Regina Mendes Os Centros de Referência para a Formação Continuada de Professores: algumas alternativas em busca da autonomia. In: Anais da XXVIII Reunião Nacional da ANPED – Associação Nacional de Pesquisa em Educação. Caxambu, MG, 2005
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo, Cortez,1985.
Publicado
2023-06-16