FATORES PREDITORES DE SINTOMAS DE DEPRESSÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Palavras-chave: Estudantes universitários. Saúde mental. Depressão. Fatores preditores. Universidade.

Resumo

A pesquisa analisou 1118 prontuários de atendimentos psicológicos realizados com estudantes universitários entre 2015 e 2018, por meio de um estudo documental. Utilizou-se estatística descritiva para análise de frequências e porcentagens, além de estatística inferencial, com Regressão Logística Binária, para identificar fatores preditores de sintomas de depressão. Os resultados indicaram maior probabilidade de desenvolvimento desses sintomas entre estudantes com conflitos emocionais, ansiedade, dificuldades acadêmicas, estresse e dificuldades de adaptação, com razões de chance variando de 1,9 a 3,2. Conclui-se que as práticas acadêmicas influenciam o surgimento desses sintomas, mas a universidade pode adotar medidas para mitigá-los.

Biografia do Autor

Alexandre Henrique Amado da Matta, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Mestre em Ciências Humanas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), especialista em Gestão do Serviço Público pela UFVJM, graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é psicólogo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). 

Victor Mayer dos Santos Câmara, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Mestre em Ciências Humanas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), especialista em Psicologia do Trânsito pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), graduado em Psicologia pela Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS), cursa Pós-Graduação em Terapia Cognitivo Comportamental na Faculdade FAVENI. Atualmente é Professor da Universidade Professor Edson Antônio Velano (UNIFENAS).

Heron Laiber Bonadiman, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Mestre em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas da UFVJM.

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Publicado
2025-05-05