OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA QUILOMBOLA DO CAMPO, COM O USO DOS INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS E APLICATIVOS PEDAGÓGICOS DURANTE A PANDEMIA DO COVID 19

Palavras-chave: Comunidade ribeirinha. Ensino Fundamental. Quilombola.

Resumo

O presente trabalho reflete sobre os desdobramentos educacionais da pandemia de Covid 19 sobre alunos do ensino fundamental de uma escola quilombola ribeirinha localizada no interior do municipio de Abaetetuba no Estado do Pará. A realidade  da escola quilombola inserida no contexto ribeirinho amazônico do rio Genipaúba confere a análise um carater multidimensional que engloba sociail, ambiental, economica e educacional que permite um melhor entendimento do que foi vivenciado em período pandemico na região. A metodologia que amparou este trabalho foi de abordagem qualitativa, básica, descritivo de procedimento de pesquisa participante realizada na comunidade quilombola do rio Genipaúba. Os resultados apontam para profundas dificuldades de alunos e professores por conta da falta de estrutura e formação que impacta a educação do campo em áreas ribeirinhas quilombolas. A conclusão provisórias emerge uma urgente atenção da educação do campo, necessidade de políticas públicas efetivas embasadas em estudos com estes atores que cotidianamente.

Biografia do Autor

Aldalena do Socorro da Costa dos Santos, Instituto Federal do Pará (IFPA)

Graduada em Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Ciências Naturais (UFPA).

Josiel do Rêgo Vilhena, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Desenvolvimento Socioambiental (UFPA). 

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna
(Org.). Por uma Educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. 214 p.

ASSEF MENDES, L. L. S.; RAMOS, T. S.; PONTES, F. A. R.; REIS, D. C. DOS; SILVA, S. S. DA C.; SILVA, S. D.B. DA. A prática docente em uma escola ribeirinha na ilha do Marajó: um estudo preliminar em contexto naturalístico. Educação, v. 31, n. 1, p. 80-87, jan./abr. 2008.

BATISTA, M. V. A investigação em Serviço Social. In: ________. A pesquisa em ação da intervenção profissional. São Paulo: Veras, 2006.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm.Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. “Artigo 215, de 5 de outubro de 1988. § 1º Seção II – Da Cultura. Título VIII – Da Ordem Social. Capítulo III – Da Educação, da Cultura e do Desporto. Diário Oficial da União, Brasília, DF: Presidência da República, 5 out. 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (Lei no 5692/71). http://www.pedagogiaemfoco.br.

BLIKSTEIN, P.; ZUFFO, M.K. As sereias do ensino eletrônico. Educação online. São Paulo: Loyola, 2003. p. 23-38. Disponível em: Acesso em: 06 de novembro de 2012.
CARDOSO, A. M.; AZEVEDO, J. F.; MARTINS. R. X. Histórico e tendências de aplicação das tecnologias no sistema educacional Brasileiro. Revista Digital da CVA - Ricesu, ISSN 1519-8529 Volume 8, Número 30, Dezembro de 2013.

GUIMARÃES, A. M.; RIBEIRO, A. M. Introdução às Tecnologias da Informação e da Comunicação: tecnologia da informação e da comunicação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 3ª reimpressão, 2011.p.9.

MOTA NETO, J. C.; OLIVEIRA, I. A. de. Saberes da terra, da mata e das águas, saberes culturais e educação. In: Oliveira, I. A. de (Org.). Cartografias ribeirinhas: saberes e representações sobre práticas sociais cotidianas de alfabetizandos amazônidas. Belém: CCSE-UEPA, p. 53-66, 2004.

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. 8ª ed., Rio de Janeiro: Hucitec. – ABRASCO, 2004.

POJO, E. C.; ELIAS, L. G. D. A construção da Cartografia de Saberes nas Ilhas de Abaetetuba questões introdutórias, 2014.

RODRIGUES, R. B. Novas tecnologias da Informação e da Comunicação. Recife: IFPE, 2016.

SANTOS, T. R.; KIOURANIS N. M. M.; SILVEIRA M. P. As Tecnologias de
Comunicação e Informação: fragmentos de uma sequência de atividades de um trabalho deformação continuada. Universidade Estadual de Maringá, 2011.

SAMPAIO, P. A. S. R; COUTINHO, C. P. Formação Continua de Professores: Integração das TIC. Revista da Faculdade em Educação, ano IX, nº 15, (jan./jun. 2011).
Publicado
2024-10-15
Seção
Artigos