JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Palavras-chave: Estágio. Matemática. Ensino e aprendizagem. Jogos e Resolução de Problemas. Aprendizagens da Docência.

Resumo

Este artigo tem como objetivo mapear, descrever e sistematizar os resultados de pesquisas brasileiras da área de Educação Matemática que apresentam e discutem as contribuições e perspectivas teórico-metodológicas do estágio supervisionado na graduação em Matemática e nas práticas de ensino em matemática nos anos finais do ensino fundamental. Os protocolos utilizados na revisão sistemática de literatura possibilitaram a produção e a análise dos dados da pesquisa, a sistematização de estudos já desenvolvidos e a compreensão das pesquisas do corpus investigado por meio das bases de dados BDTD e Capes consultadas, no período de 2010 a 2021. O estudo mostra que nenhuma pesquisa apresentada no âmbito do estágio supervisionado em aulas de matemática nos anos finais, considerando as etapas do processo da revisão sistemática, vivenciou os jogos na perspectiva da resolução de problemas nas tessituras de oficinas pedagógicas realizadas pela primeira autora deste artigo, nas práticas de estágios em Matemática.

Biografia do Autor

Sandra Alves de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutoranda em Educação – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus XII, Guanambi/Bahia. Docente na Educação Básica no Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira, Candiba, Bahia. Integra os Grupos de Pesquisas: NEPE/Campus XII/UNEB, GEM/UFSCar, GREPEM/UFJF.

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Publicado
2023-05-15
Seção
Artigos