O USO DA TELEVISÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este estudo objetivou analisar as possibilidades pedagógicas do uso da televisão no processo de aprendizagem em escolas de educação infantil no município de Unaí-MG. Buscou-se compreender como esse recurso é utilizado pelos professores, identificando se sua aplicação ocorre de forma didática ou apenas como entretenimento. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, exploratória e bibliográfica, e contou com a participação de cinco professoras, entrevistadas por meio de um roteiro semiestruturado. A análise dos resultados revelou que, apesar do avanço das tecnologias no ensino, ainda há desafios na implementação efetiva desses recursos em sala de aula, como a falta de infraestrutura adequada e a necessidade de capacitação docente. No entanto, evidenciou-se que os professores têm buscado incorporar a televisão e outras mídias digitais de maneira pedagógica, utilizando-as não apenas como fonte de distração, mas como suporte ao ensino-aprendizagem.
Referências
CARDOSO, A. R. S. Uso da televisão como recurso pedagógico na educação infantil: um estudo em um centro municipal de educação infantil - CMEI em Cruz das Almas-BA. 2017. Faculdade Maria Milza, Governador Mangabeira, Ba, Brasil, 2017.
FISCHER, R. M. B. O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV. Educ. Pesquisa, São Paulo, 28(1), p. 151-162, 2002.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
IBGE. Instituto Brasileiro De Geografia E Estatística. PNAD Contínua TIC 2017: Internet chega a três em cada quatro domicílios do país. IBGE: Agência de noticias, 2018. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/ 2013-agencia-de-noticias/releases/23445-pnad-continua-tic-2017-internet-chega-a-tres-em-cada-quatro-domicilios-do-pais.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MAGALDI, S. A TV como objeto de estudo na educação: ideias e práticas. In: FISCHER, R. M. B. (Org.). Televisão e educação: fruir e pensar a TV (p. 101-128). 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
MANDARINO, M. C. F. Organizando o trabalho com vídeo em sala de aula. Revista Morpheus - Estudos Interdisciplinares em Memória Social, [S. l.], v. 1, n. 1, 2014.
MINAYO, M. C. S. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: MINAYO, M. C. S. (Org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
MORAN, J. M. Os meios de comunicação na escola. Série Ideias n, 9, São Paulo: FDE, l994. Disponível em: http://crmariocovas.sp.gov.br/pdf/c_ideias_09_021_a_028.pdf.
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2015.
NAPOLITANO, M. Como usar a televisão na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2003.
NAPOLITANO, M. Como usar a televisão em sala de aula. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
NUNES, S. M. S. O vídeo na sala de aula: um olhar sobre essa ação pedagógica. 2012. Universidade Federal do Amapá, Macapá, AP, Brasil, 2012.
SOUZA, E. C. O uso da TV e do vídeo em sala de aula. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil, 2010.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).