PRÁTICAS LEITORAS EM PRÁTICAS EDUCATIVAS: O QUE DIZEM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO?

Palavras-chave: Ensino de leitura. Multiletramentos. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Resumo

Este artigo buscou compreender como ocorre o processo ensino e aprendizagem da compreensão leitora de textos no Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, realizou-se um estudo de caso aplicando a técnica de grupo focal  com professores da área de Linguagens atuantes em uma Instituição Federal do Tocantins. O trabalho analítico dos dados orientou-se pela técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados obtidos evidenciaram que, diante da multiplicidade e diversidade de textos que emergem com as tecnologias digitais, os professores enfrentam dificuldades ao realizarem procedimentos didáticos de transformação e adaptação desta rede textual  em objeto de  ensino  para a compreensão leitora, contemplado  a textualidade verbal, não verbal e multimodal,  em concordância com os propósitos de uma formação  integral e multiletrada dos estudantes em EPT.

Biografia do Autor

Vanilda Salustiano da Silva, Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Técnica administrativa no Banco do Brasil Tecnologia de Serviços (BBTS).

Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Professora de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Professora do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, Campus Palmas, IFTO.

Rivadávia Porto Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Doutor em Lingüística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Estágio de Doutorado Sanduíche (PDSE/CAPES) - Boursier d’excelence - pela Universidade de Genebra (UNIGE), Suíça. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Professor do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, Campus Palmas – IFTO.

Weimar Silva Castilho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Doutor em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília, Brasil(UNB). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Professor do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, Campus Palmas – IFTO.

Referências

ALVES, Antonio Wellington; CARNEIRO, Francisca Negreiros; BRAGA, Tânia Noêmia Rodrigues. A internet e seus impactos sobre a leitura e a escrita no ensino fundamental. In: LIMA, Ana Maria Pereira; GOMES, João Bosco Figueiredo; SOUZA, José Marcos Rosendo de (Orgs). Gêneros multimodais, multiletramentos e ensino. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019, p. 287-291.
BACICH, Lilian; MORAN, José. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática Porto Alegre: Penso, 2018.
BARDIN, Laurence. Análise De Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011. 2º reimp. da 1º edição de 2011. ISBN 978-85-62938-04-7.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 15 set. 2021.
CARDOSO, S. H. B. Discurso e ensino. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
CARNEIRO, Francisca Negreiros; ALVES, Antônio Wellington. Gêneros textuais, leitura e novas tecnologias. In: LIMA, Ana Maria Pereira; GOMES, João Bosco Figueiredo; SOUZA, José Marcos Rosendo de (Orgs). Gêneros multimodais, multiletramentos e ensino. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019 p. 77-81.
CASTRO, Ladislei Marques Felipe; MENDES, Lilian Inácio da Silva. A prática da leitura transformando caminhos: a leitura além da sala de aula. Revista Maiêutica, Indaial, v. 4, n. 1, p. 43-58, 2016. Disponível em: https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/LED_EaD/article/view/1499. Acesso em: 10 set. 2021.
CHEVALLARD, Yves. Sobre a teoria da transposição didática: algumas considerações introdutórias. Revista de Educação, Ciências e Matemática. [S. l.], v.3, n.2, p. 1-14, mai/ago 2013. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/2338/0. Acesso em: 29 ago. 2021.
FERNANDES, Áquila Gomes de Souza; MENDONÇA, Mércia Suyane Vieira. Oficina de leitura e escrita: multiletramento e as possibilidades no fazer docente. In: LIMA, Ana Maria Pereira; GOMES, João Bosco Figueiredo; SOUZA, José Marcos Rosendo de (Orgs). Gêneros multimodais, multiletramentos e ensino. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019, p. 270-278.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 23ed., 1989.
FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados, [S. l.], v. 15, n. 42, p. 259-268, 2001. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9805. Acesso em: 07 set. 2021.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002
KLEIMAN, Angela del Carmen Bustos Romero de. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
KRESS, Gunther. Multimodality. In: COPE, Bill.; KALANTZIS, Mary. (Ed.). Multiliteracies: literary learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000. p. 182-202.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.
LUKE, Allan. & FREEBODY, Peter. Critical literacy and the question of normativity: An introduction. In Sandy. Muspratt, Allan. Luke and Peter. Freebody, (Eds), Constructing critical literacies: Teaching and learning textual practice (pp. 1–18). St Leonards, NSW: Allen & Unwin. 1997.
MACEDO, José Osmar Rios. Contribuições para o letramento crítico através da leitura de textos publicitários na perspectiva multimodal. In: LIMA, Ana Maria Pereira; GOMES, João Bosco Figueiredo; SOUZA, José Marcos Rosendo de (Orgs). Gêneros multimodais, multiletramentos e ensino. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019, p.67-76.
MENDES, Victor Rafael do Nascimento; GOMES, João Bosco Figueiredo. Proposta de vocabulário de termos complexos da Língua brasileira de sinais. In: LIMA, Ana Maria Pereira; GOMES, João Bosco Figueiredo; SOUZA, José Marcos Rosendo de (Orgs). Gêneros multimodais, multiletramentos e ensino. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019, p.237-245.
MOREIRA, Marco. Antônio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
POMMER, Wagner; POMMER, Clarice Peres Carvalho Retroz. A metodologia do grupo focal e a formação continuada do professor: um olhar interativo envolvendo a articulação cognição e emoção. Itinerarius Reflectionis, [S. l.], v. 10, n. 2, 2015. DOI: 10.5216/rir.v10i2.30250. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/30250. Acesso em: 17 out. 2021.
RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: ciência, trabalho e cultura na relação entre educação profissional e educação básica. In MOLL, Jaqueline et al. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. (Orgs.) Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola, 2012.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias e linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
ROJO, Roxane. Entrevista com Roxane Rojo, professora do Departamento de Linguística Aplicada da UNICAMP. [Entrevista concedida a] VICENTINI, Luiza; ZANARDI, Juliene Kely. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, [S.l.], v. 14, n. 21, p. 329-339, 2015. ISSN 1809-3507. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/palimpsesto/article/view/35118/24830. Acesso em: 08 set. 2021.
SILVA Diego Valgoi da. Educação e novas tecnologias: um (re)pensar. Caderno Intersaberes, Curitiba, v. 10, n. 26, p. 181-194, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/vanil/Downloads/1925-Texto%20do%20artigo-5192-1-10-20210720%20(12).pdf. Acesso em: 20 out. 2021.
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
STEIN BACKES, Dirce Stein, et al. Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas: DOI: 10.15343/0104 7809.2011354438442. O Mundo da Saúde, v. 35, n. 4, p. 438-442, 1 out. 2011. Disponível em: https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/538. Acesso em: 17 out. 2021.
VYGOTSKI, Lev. Semenovitch. A formação social da mente. 4. ed. Brasileira. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora, 1991.
VYGOTSKI, Lev. Semenovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
YIN, Robert. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Publicado
2024-10-23
Seção
Artigos