O USO DE MESAS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS AUTISTAS

  • Robson Carlos da Silva Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • George França dos Santos Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Palavras-chave: Mesas Educacionais. Tecnologia. Autismo.

Resumo

A massificação das tecnologias, abrangendo cada vez mais instituições e população em geral, originou uma aproximação da informação e do conhecimento as pessoas, permitindo um novo olhar para esta área, para as novas tecnologias e para o seu uso. Na área da educação, a tecnologia tem sido de grande valia, pois auxilia significantemente no processo de ensino e de aprendizagem. Em um contexto em que há alunos autistas, a tecnologia tem se tornado uma importante aliada nesse processo. Frente ao referido contexto, o presente estudo tem como escopo discorrer a respeito do uso da tecnologia no processo de ensino e de aprendizagem para esse grupo de discentes. Para melhor entendimento do assunto, foca-se exclusivamente na utilização da mesa educacional como ferramenta tecnológica que tem como base uma maior abertura na facilitação de alunos autistas durante o seu desenvolvimento didático no espaço escolar.  Na metodologia, trata-se de uma revisão bibliográfica com base em livros, artigos científicos e legislação pertinente ao tema. A busca foi realizada por meio do site de busca Google Acadêmico, Scielo, dentre outros, tendo como critérios de inclusão trabalhos publicados entre os anos de 2017 e 2021, nos idiomas inglês e português. Nos resultados, ficou evidente que a mesa educacional pode contribuir no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com Transtorno de Espectro Autista (TEA). Essa ferramenta possui alguns recursos que procuram despertar a curiosidade de saber o que irá aparecer após uma ação (como o clique do mouse) e que relações poderão ser feitas a partir de situações de desafios.

 

Biografia do Autor

Robson Carlos da Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestrando em Modelagem Computacional de Sistemas (UFT). Graduado em História. Bacharel em Psicologia. 

George França dos Santos , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação. Mestre em Engenharia de Produção. Graduação em Filosofia. Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Bolsista de Produtividade em Pesquisa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins – FAPT

Referências

Almeida, G. M. R. de. As contribuições dos recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem do autista. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, ed. 08, vol. 07, pp. 16-34; 2019.

Almeida, T. R. de. Crianças grudadas no smartphone têm risco de desenvolver sintomas semelhantes ao autismo. 2020. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude-e-bem-estar/criancas-grudadas-no-smartphone-estao-em-risco-de-autismo/. Acesso em: 12 dez. 2021.
Anjos, R. T. dos; Martines, E. A. L. de M. O computador como instrumento mediador na educação de alunos autistas. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, n. 1, v. 2. 15-25, 2018.

Barbosa, D. A. Utilizando o computador como ferramenta pedagógica para vencer a resistência do professor - O caso da 38ª superintendência Regional de Ensino de Ubá-MG. 2017, 104 f.: Dissertação (Mestrado) - Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, 2017.

Barbosa, H. F. A. Análise do recurso a novas tecnologias no ensino de autistas. Monografia apresentada ao Instituto Superior de Engenharia do Porto. Porto, 2017.

Barroso, D. A.; Souza, A. C. R. O Uso das Tecnologias Digitais no Ensino de pessoas com Autismo no Brasil. Congresso Internacional de educação e tecnologia (CIET); Educação e Tecnologias inovação em cenários em transição. 2018.

Behar, P. A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Faculdade de Educação e dos programas de pós-graduação em Educação e em Informática na Educação, 2020.

Benitez, P.; Domeniconi, C. Atuação do psicólogo na inclusão escolar de estudantes com autismo e deficiência intelectual. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 22, n. 1, p. 163-172, Abr. 2018.

Brites, C. Como a tecnologia pode auxiliar crianças com autismo. 2019. Disponível em: . Acesso em: 12 dez. 2021.

Costa, T. C. A. Uma abordagem construcionista da utilização dos computadores na educação. Universidade Federal de Pernambuco, p. 32, 2018.

Freitas, A. P. R. de. Ensino remoto é ainda mais desafiador para a inclusão. 2020. Disponível em: https://www.centralpress.com.br/ensino-remoto-e-ainda-mais-desafiador-para-a-inclusao/. Acesso em: 11 dez. 2021.

Gómez, A. M. S., Terán, N. E. Transtornos de aprendizagem e autismo. Cultural, S.A, 2014.

Gonçalves, R. et al. Ferramentas Assistivas no Ensino e Aprendizagem de Crianças com Espectro Autista: Um Mapeamento Sistemático. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2019.

Kalena, F. Como a tecnologia pode impactar a educação do campo. 2014. Disponível em: . Acesso em: 11 dez. 2021.

Koller, S. H. De Paula Couto, M. C. P. Hohendorff, J. V. Manual de produção cientifica. Porto Alegre: Editora Penso, 2014.

Leblanc, L. Tecnologia pode ajudar no tratamento de pessoas com autismo. 2018. Disponível em: https://www.dicyt.com/noticia/tecnologia-pode-ajudar-no-tratamento-de-pessoas-com-autismo. Acesso em: 12 dez. 2021.

MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS: DSM-5/American Psychiatric Association; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento ... et al.; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli et al. – 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2014.

Masruha, J. A. Tempo de tela e os cuidados com crianças autistas. 2020. Disponível em: https://jadeautism.com/tempo-de-tela/. Acesso em: 12 dez. 2021.

Moran, J. M. Ensino e Aprendizagem Inovadores com Tecnologias. Informática na Educação: Teoria & Prática. vol.7. nº1. p.140-141, 2018. Porto Alegre: UFRGS. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.

Neves, L. Qual o impacto da tecnologia para a sociedade. 2021. Disponível em: . Acesso em: 12 dez. 2021.

Oliveira, A. F. et al. Da sala de aula às aulas remotas: um percurso cognitivo- afetivo em época de pandemia. Brazilian Journ al of Development, Curitiba, v.7, n.2, p.1.8718 – 1.8732 feb. 2021.

Pescador, C. M.; Valentini, C. B. Inclusão digital em uma escola do campo: movimentos provocados a partir da implantação de uma política pública no modelo 1: 1. Revista Iberoamericana De Educación, 79(1), 135-154. 2019.

Silva, A. de S. Percepções dos Professores de apoio Educacional especializado sobre a inclusão de alunos com Transtorno Espectro do Autismo. Dissertação (mestrado), Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu, Centro de Educação, Letras e Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ensino, 2018.

Silva do Nascimento, R. Os Benefícios da Aplicação de Jogos Educacionais Executados por Computador e Dispositivos Móveis no Tratamento do Transtorno do Espectro Autista. In: Escola regional de sistemas de informação do Rio de Janeiro (ERSI-RJ), 5., 2018, Nova Friburgo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018.

Toscano, R. M.; Becker, V. Mapeamento sistemático: sistemas audiovisuais para o ensino de crianças com o transtorno do espectro autista. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 13, n. 2, 2019.

Valente J. A. Computadores e Conhecimento: Repensando a Educação. São Paulo: Gráfica Central da UNICAMP, 2018.
Publicado
2023-02-06