IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NO ESTADO DO TOCANTINS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE ENSINAM CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Palavras-chave: BNCC. Currículo. Formação de Professores. Biologia.

Resumo

Este estudo, como parte de uma pesquisa de mestrado sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no estado do Tocantins, foi orientado pelos seguintes questionamentos: como os professores que ensinam Ciências e Biologia têm participado do processo de implementação da BNCC no estado do Tocantins? Quais as suas percepções quanto ao novo currículo no estado? Sendo assim, objetiva-se, a partir das percepções desses professores, identificar lacunas para se propor considerações sobre o processo de implementação e o currículo praticado. Como orientação teórico-metodológica utilizou-se os fundamentos da Análise Textual Discursiva (ATD) para a análise de um questionário exploratório aplicado aos professores. A partir das análises, identificou-se considerações sobre a participação dos professores na elaboração do currículo do estado. Por outro lado, essas visões estão correlacionadas a uma perspectiva evidentemente metodológica, silenciando apontamentos críticos sobre o projeto formativo a que se destina o novo currículo.

Biografia do Autor

Lucas Manoel Lima Santos, Secretaria Estadual de Educação do Tocantins (Seduc)

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PPGCim-UFT) . Licenciado em Ciências da Natureza-Biologia (UEPA). Professor da rede estadual de educação do Tocantins no Centro de Ensino Médio Presidente Castelo Branco.

Karolina Martins Almeida e Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE-UnB). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela UFG. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFG – Campus de Jataí. É professora na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT – Campus de Araguaína). 

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Publicado
2023-02-06