REFLEXOS SOCIAIS DA BNCC E DO DCT/TO PARA A CONSOLIDAÇÃO DO PROTAGONISMO JUVENIL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: Protagonismo Juvenil. BNCC. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Resumo

Este trabalho aborda o fenômeno do protagonismo juvenil a partir das competências específicas da BNCC e suas respectivas habilidades. O contexto investigativo alinhou os seguintes objetivos específicos: (i) analisar as competências e habilidades da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Base Nacional Comum Curricular; (ii) descrever a implementação da BNCC no município de Palmas-TO; (iii) compreender a percepção dos estudantes e professores sobre competências e habilidades da BNCC que possibilitam o protagonismo juvenil. A problematização buscou responder a seguinte questão: como as competências e habilidades de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Base Nacional Comum Curricular são percebidas pelos estudantes e professores, do Centro de Ensino Médio Tiradentes de Palmas-TO, para a consolidação do protagonismo juvenil. Considera-se que a pesquisa serve como base para conhecer como o protagonismo juvenil está sendo executado na escola pesquisada, bem como um parâmetro para amenizar as deficiências e aprimorar as potencialidades encontradas para consolidação do protagonismo juvenil.

Biografia do Autor

Ana Luíza Moreira Ayres Rodrigues, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduação em Psicologia pelo CEULP/ULBRA. Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). 

Rubens Martins da Silva, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Doutor em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor efetivo da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e da Secretaria de Educação e Cultura do Tocantins (Seduc-TO). 

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Publicado
2023-02-06