UMA INVENÇÃO E TRÊS REVOLUÇÕES: UMA BREVE HISTÓRIA DO AUDIOVISUAL

  • Darlene Teixeira Castro Universidade Estadual do Tocantins
  • Francisco Gilson Rebouças Pôrto Junior Universidade Federal do Tocantins
  • Gleydsson Circuncisão Nunes Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Resumo

O presente artigo tem por objetivo explicitar uma breve história do audiovisual, tendo como mote central três revoluções:  a TV, o videotape e o youtube. A história do audiovisual no Brasil deve grandes favores à televisão. Elevada à categoria de veículo de comunicação de massa, com ares de hegemonia sobre os ditames da cultura e hábitos nacionais, notadamente das classes menos favorecidas, a partir da década de 1960 as novelas, minisséries, telejornais – e mesmo as peças publicitárias – converteram-se em ‘mercadorias’ consumidas por milhões de brasileiros, todos os dias e a qualquer hora. A revolução provocada pelo Youtube na linha do tempo do audiovisual não fica circunscrita a números e estatísticas. Pela primeira vez na história, cada pessoa, profissional ou amadora, poderia produzir e publicar seus vídeos. Cinematógrafo-cinema, tubo de raios catódicos-televisão, videotape, Youtube, vídeo on demand, Netflix. Na rota que delimitamos para tentar construir uma história do audiovisual no mundo e no Brasil, esses foram termos-chave para abrir períodos, marcar épocas, romper paradigmas, revolucionar a indústria do meio. Há outras rotas, como já dissemos, que seguidas também irão revela diferentes meandros de uma história, de uma indústria, de uma arte que nasceu para se reiventar continuadamente

Biografia do Autor

Darlene Teixeira Castro, Universidade Estadual do Tocantins

Doutora em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela UFBA (2012), Mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005), Especialização em Metodologias e Linguagens em EaD (2007) pela Universidade do Tocantins (UNITINS), Especialização em Gestão e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2004), Graduação em Jornalismo (2008) e Letras (2001) pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. Atualmente é professor titular da Universidade do Tocantins. Tem experiência na área de Educação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação, educação a distância, educação, comunicação, conhecimento, interdisciplinaridade e ciência da informação. Na Pós Graduação, trabalha com a disciplina de Metodologia Científica e com orientação de trabalhos acadêmicos.

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Junior, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutor pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP). Pós-doutor em Comunicação, na linha Jornalismo e Sociedade (UnB). Doutor em Comunicação e Culturas Contemporâneas (FACOM-UFBA). Mestre em Educação (PPGE-UnB).  Graduado em Comunicação Social/Jornalismo (CEULP-ULBRA) e Pedagogia (FE-UnB) e Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Comunicação e Sociedade (PPGCOM-UFT). Bolsista de Produtividade da UFT. Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). Email: gilsonportouft@gmail.com.

Gleydsson Circuncisão Nunes, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Graduado em Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, documentarista, produtor de vídeo na Universidade Estadual do Tocantins e membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cultura Contemporâneas.

Publicado
2018-11-09
Seção
Artigos