REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ-RO

Palavras-chave: Educação. Educação do Campo. Amazônia. Política de Educação. Comunidades Tradicionais.

Resumo

Este estudo faz parte da dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O trabalho traz contribuições relevantes sobre a educação do campo no município de São Francisco do Guaporé, localizado na Amazônia ocidental brasileira. A metodologia da pesquisa está pautada no método do Materialismo Histórico Dialético. Com a pesquisa bibliográfica foi possível constatar que o Estado de Rondônia possui uma perspectiva de educação para os povos do campo centrada no paradigma da educação rural e que essa educação é resultado do processo histórico em que se constituiu a educação no Brasil, desde a colonização. Ainda, os dados obtidos na pesquisa de campo na Secretaria Municipal de Educação do município de São Francisco do Guaporé, confirmam que o município está com uma proposta de educação centrada na mesma visão do estado, ou seja, uma política de educação que precisa ser transformada, para que possa, de fato, assegurar o direito a educação do campo em uma região cuja presença de povos e comunidades tradicionais é significativa.

Biografia do Autor

Diana da Silva Ribeiro, UFAM

Doutoranda em Educação (UFAM). Mestra em Ensino de Ciências e Humanidades (UFAM). Graduada em Licenciatura em História pelo Centro Universitário Claretiano.  

Eulina Maria Leite Nogueira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Educação (currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestra em Educação (UFAM). Graduada em Licenciatura em Estudos Sociais, História e em Pedagogia (UFAM).  Professora na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 

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Publicado
2023-05-15
Seção
Artigos