(CON)TEXTOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO TOCANTINS, OS POSTULADOS NEOLIBERAIS E A BNCC

Palavras-chave: Formação de Professores. Política Pública Educacional no Tocantins. BNCC.

Resumo

O artigo tematiza a respeito das políticas de formação docente Brasil e suas reverberações no Tocantins e no Sistema de Ensino, desde o processo de redemocratização do país, e aponta a estreita relação entre os postulados neoliberais, a formação docente e discente na educação básica materializada na publicação da BNCC. Em uma perspectiva crítica, assenta-se em revisão bibliográfica e análise documental. Tem por objetivo apontar a incursão dos ideais neoliberais nas políticas de formação de professores no território tocantinense como reflexo das políticas adotadas em nível nacional, relacionando a necessidade do aprimoramento advindo dessas políticas em prol dos postulados neoliberais, que abarcam também o currículo da educação básica. Aborda numericamente dados da educação no contexto histórico de criação do estado do Tocantins, e as relações com a ampliação de políticas para a formação de professores, desvelando as relações diretas com interesses do mercado e as reformas na educação básica.

Biografia do Autor

Celestina Maria Pereira de Souza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA). Professora da Rede Estadual de Educação do Tocantins.

José Damião Trindade Rocha

Pós-doutor pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Doutor em Educação/UFBA. Mestre em Educação Brasileira/UFG. Docente do Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPA/UFT). Docente do PPGE/UFT. Coordenador do Mestrado Profissional em Educação (PPPGE/UFT). Professor Associado do curso de Pedagogia/UFT. Líder de grupo de pesquisa CNPq Gepce/minorias na área de Currículo. Pesquisador do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia UEPA,UFRN, UFT (Procad/2018).

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Publicado
2023-02-06