DA FORMAÇÃO À PRÁTICA PEDAGÓGICA: CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE DE PROFESSORES DE SÃO VALÉRIO- TO

Palavras-chave: Prática Docente. Pesquisa. Ensino.

Resumo

A presente pesquisa apresenta um estudo de caso com abordagem qualitativa a partir da formação de um grupo focal com o qual foi realizada uma entrevista, a qual objetivou-se compreender o processo de construção da identidade profissional de docentes dos componentes curriculares de Ciências e Química de uma unidade de ensino de São Valério/TO. O trabalho contou com pesquisas bibliográficas como bancos de dados para alicerçar todo o arcabouço teórico, sendo um conjunto que contém artigos, livros, notas técnicas, publicados com resultados das pesquisas de autores.Os dados coletados foram tabulados de acordo com a análise de conteúdos desenvolvidos por Bardin (2011). A técnica preza pelo rigor metodológico sendo desenvolvida de maneira sistemática, a partir de três fases: a) pré-análise; b) exploração do material, categorização e codificação; c)tratamento dos resultados, inferências e interpretação. Por intermédio da entrevista, foi possível identificar os elementos importantes para   a construção da identidade profissional docente ao longo da formação e da prática pedagógica. Adotou-se a análise de conteúdo desenvolvida por Bardin para categorização e interpretação dos resultados, que mostram ser possível identificar elementos importantes para a construção da identidade profissional docente ao longo da formação e da prática pedagógica. Conclui-se que a identidade profissional docente não se trata de uma entidade estável, fixa e definitiva, mas sim um mecanismo que permite, diariamente, a construção de novas formas de ser e estar na profissão.

Biografia do Autor

Zenia Moreira Victor, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda em Química pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Especialista em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação em Biologia e Química pela Faculdade Católica de Anápolis-GO. Graduanda em Biomedicina pela Universidade Estácio de Sá. Servidora efetiva da Prefeitura Municipal de Porangatu-Goiás, SEMEC. Professora efetiva da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins nas disciplinas de Biologia, Química e Ciências, no Colégio Estadual Regina Siqueira Campos em São Valério, Tocantins. 

Welington Francisco, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestrado em Química pela Universidade Estadual Paulista. Professor Adjunto II da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em Foz do Iguaçu, do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILCVN) e professor do Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Gurupi.  

 

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Publicado
2023-02-06