DA FORMAÇÃO À PRÁTICA PEDAGÓGICA: CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE DE PROFESSORES DE SÃO VALÉRIO- TO
Resumo
A presente pesquisa apresenta um estudo de caso com abordagem qualitativa a partir da formação de um grupo focal com o qual foi realizada uma entrevista, a qual objetivou-se compreender o processo de construção da identidade profissional de docentes dos componentes curriculares de Ciências e Química de uma unidade de ensino de São Valério/TO. O trabalho contou com pesquisas bibliográficas como bancos de dados para alicerçar todo o arcabouço teórico, sendo um conjunto que contém artigos, livros, notas técnicas, publicados com resultados das pesquisas de autores.Os dados coletados foram tabulados de acordo com a análise de conteúdos desenvolvidos por Bardin (2011). A técnica preza pelo rigor metodológico sendo desenvolvida de maneira sistemática, a partir de três fases: a) pré-análise; b) exploração do material, categorização e codificação; c)tratamento dos resultados, inferências e interpretação. Por intermédio da entrevista, foi possível identificar os elementos importantes para a construção da identidade profissional docente ao longo da formação e da prática pedagógica. Adotou-se a análise de conteúdo desenvolvida por Bardin para categorização e interpretação dos resultados, que mostram ser possível identificar elementos importantes para a construção da identidade profissional docente ao longo da formação e da prática pedagógica. Conclui-se que a identidade profissional docente não se trata de uma entidade estável, fixa e definitiva, mas sim um mecanismo que permite, diariamente, a construção de novas formas de ser e estar na profissão.
Referências
ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação,v.33, p.174-181, 2010.
BACKES,D.S.et al.,Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas. O Mundo da Saúde, São Paulo, v.35,n.4, p.438-442, 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo.70 ed. São Paulo, 2011.
BORGES,Patrícia Bisso Paz. Formação Continuada de Professores:Uma Revisão de Literatura emTrabalhos Publicados de 2005 a 2015.Universidade Federal do Pampa.Campus Caçapava do Sul.UNIPAMPA-2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação.Conselho Pleno. Resolução nº 02/CP/CNE/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília:CP/CNE/MEC, 2015.
CARDOSO,Celso Aparecido. Formação crítico-reflexiva: a relação teoria e prática.Integração: ensino, pesquisa, extensão, ano VIII, n.30, 2012.
CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira. Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações. Educar em revista, n.45, p.167-184, 2010.
CIAMPA, Antônio da Costa.Identidade humana como metamorfose: a questão da família e do trabalho e a crise de sentido no mundo moderno. Estudos e pesquisa em psicologia, p.87-101,1998.
CORRÊA, Shirlei de Souza; GARCIA,Sandra Regina de Oliveira.“Novo ensino médio: quem conhece aprova! Aprova?”. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação,v.13, n.2, p.604-622, 2018.
DELIZOICOV, Demétrio. Estilos de Pensamentos em Educação Ambiental: Um Estudo a partir das Dissertações e Teses.VII ENPEC, Florianópolis/SC, 2008.
DE OLIVEIRA, Lucas; NEIMAN, Zysman.Educação Ambiental no âmbito escolar: análise do processo de elaboração e aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v.15, n.3,p.36-52, 2020.
DUBAR,C.A socialização: construção das identidades sociais e profissionais.
SãoPaulo: MartinsFontes, 2005.
FERNANDEZ, Carmen. Formação de Professores de Química no Brasil e no Mundo. Estudos avançados,v.32, n.94, p.205-224, 2018.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia como ciência da educação. 2.ed.–SãoPaulo:Cortez,2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa.
25ª Edição. São Paulo: Paz eTerra,1997.– Coleção Leitura.
GATTI, B. A.Grupo focal na pesquisa em CiênciasSociais e Humanas.Brasília: Liber Editora,2005.
GAUTHIER, Clermont.et al. Por uma teoria da Pedagogia.Pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí-RS:Editora INIJUI, 2013.
GONSALVES, E. P.Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. 3.ed.Campinas,SP:Editora Alínea, 2003. 80 p.
PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed,1982.
PIMENTA, Selma Garrido. Coleção docência em formação, séries saberes pedagógicos: Estágio e docência. 7ed. São Paulo, 2012.
RATHS, Louis Edward; ROTHSTEIN, Arnold; JONAS, Arthur; WASSERMANN, Selma. Ensinar a Pensar: Teoria e aplicação. Tradução de Dante Moreira Leite. 2 ed.São Paulo,EPU.1977.
TARDIF, M. Os professores enquanto sujeitos do conhecimento: subjetividade, prática e saber no magistério. Didática, currículo e saberes escolares/ Vera Maria Candau (org) –RJ: DP&A, 2002. 2ªedição.
TARDIF, M. Saberes Profissionais dos Professores e Conhecimentos Universitários.Rio de Janeiro,Revista Brasileira e Educação, n.13, 2000.
TARDIF,M.Saberes docentes e formação profissional / 8.Ed.– Petrópolis, RJ:Vozes,2007.
WIEBUSCH, Eloísa Maria; GARCÍA,Carlos Marcelo;VITÓRIA,Maria Inês Côrte. Professores principiantes na educação superior: trajetórias debecários espanhóis. In: WIEBUSCH, Eloísa; VITÓRIA, MariaInês Côrte.(Org.).Estreantes no ofício de ensinar na educação superior. Porto Alegre:Edipucrs. 2018.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).