A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: DESAFIOS ATUAIS E PERSPECTIVAS FUTURAS
Resumo
Este estudo tem como objetivo explorar como a educação se adaptou e transformou o ambiente educacional durante a pandemia da Covid-19 na perspectiva e no enfrentamento da diversidade de professores indígenas e suas relações interculturais. Como tal, este é um estudo socialmente relevante, pois há uma necessidade urgente de incluir a educação escolar indígena na pauta das discussões sobre a pandemia e seus impactos futuros. É nesse sentido que buscamos reunir informações para responder às seguintes questões deste estudo: Qual o impacto da pandemia na educação dos povos indígenas? Quais são as consequências futuras dessa crise pandêmica para a educação escolar indígena? Escolhemos estudos bibliográficos e documentais para desenvolver a pesquisa, bem como utilizamos as contribuições de autores reconhecidos sobre o tema, como: Baniwa (2006); Grupioni (2011); Cury (2007); Hodges (2021); Morais (2021), entre outros. Esta pesquisa nos leva a refletir sobre a importância da educação escolar indígena no país após a pandemia e a olhar para o futuro desse segmento educacional para atualizar as práticas de ensino/aprendizagem e transformá-las nas mesmas condições de mudança das escolas não-indígenas.
Referências
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988;
BRASIL. Lei nº 6.001, de 19 de dez. 1973. Dispõe sobre o Estatuto do Índio. Diário Oficial, Brasília, 21 de dez. 1973.
BRASIL. Lei 10.172/2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providencias. Diário Oficial, 2001.
BRASIL. Decreto 6.861/2009. Dispõe sobre a educação escolar indígena, define sua organização em territórios etnoeducacionais, e dá outras providencias. Publicado no Diário Oficial em 28 de maio de 2009.
BRASIL. Decreto 5.051/2004. Promulga a Convenção n° 169 da Organização Internacional do Trabalho - OIT sobre Povos Indígenas e Tribais. Entrou em vigor em 19 de abril de 2004.
BELLI, E. Sant’Ana. (1999). Uma proposta de EaD para o curso técnico de secretariado. Florianópolis. (Dissertação de Mestrado). Disponível em:
CASTELLS, M. A Galáxia da Internet: Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1998. Disponível em:
CURY, C. R. J. A questão Federativa e a Educação Escolar. In: OLIVEIRA, R. P.; SANTANA, W. (Orgs). Educação e Federalismo no Brasil: combates as desigualdades, garantir a diversidade. Brasília-DF: UNESCO, 2010, p. 149 a 168.
DIAS, E.; PINTO, F. C. F. Educação e sociedade. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 27, n. 104, p. 449-454, set. 2019. Disponível em:
GAUTHIER, C. Por uma teoria da pedagogia. Pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora Unijuí, 2013. Disponível em:
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
GRUPIONI, L. D. B; SECCHI, D.; GUARANI, V. Legislação escolas indígena. Disponível em:
HORN, M. B.; STAKER, H. Blendend: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2005. Disponível em:
HODGES, C.; et al. Diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professores e Tecnologia. v 2. Disponível em:
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007. Disponível em:
BANIWA, G. L. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006. Disponível em:
MATTAR. J. (Org.) Relatos de pesquisas em aprendizagens baseadas em games. São Paulo: Artesanato Educacional, 2020. Disponível em:
MORALES, S. Novo normal: entenda mais sobre esse conceito e o impacto dele na sociedade. EnfoqueMS, Mato Grosso do Sul, Edição 05/11/2020. Disponível em:
PERRENOUD, P. 10 Novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PRODANOV, C. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SOARES, A. de A. Covid-19 no amazonas e a vulnerabilidade da saúde e da educação indígena. Revista de Estudos Amazônicos – UFAM. ano 20, n. 2, jul./dez. 2020. Disponível em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).