A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: DESAFIOS ATUAIS E PERSPECTIVAS FUTURAS

Palavras-chave: Educação Escolar Indígena. Pandemia. Professor. Escola.

Resumo

Este estudo tem como objetivo explorar como a educação se adaptou e transformou o ambiente educacional durante a pandemia da Covid-19 na perspectiva e no enfrentamento da diversidade de professores indígenas e suas relações interculturais. Como tal, este é um estudo socialmente relevante, pois há uma necessidade urgente de incluir a educação escolar indígena na pauta das discussões sobre a pandemia e seus impactos futuros. É nesse sentido que buscamos reunir informações para responder às seguintes questões deste estudo: Qual o impacto da pandemia na educação dos povos indígenas? Quais são as consequências futuras dessa crise pandêmica para a educação escolar indígena? Escolhemos estudos bibliográficos e documentais para desenvolver a pesquisa, bem como utilizamos as contribuições de autores reconhecidos sobre o tema, como: Baniwa (2006); Grupioni (2011); Cury (2007); Hodges (2021); Morais (2021), entre outros. Esta pesquisa nos leva a refletir sobre a importância da educação escolar indígena no país após a pandemia e a olhar para o futuro desse segmento educacional para atualizar as práticas de ensino/aprendizagem e transformá-las nas mesmas condições de mudança das escolas não-indígenas.

Biografia do Autor

Joana D’Arc Alves Paes Andrade, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Educação pela PUC/GO.

Jocyléia Santana dos Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutorado em história pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor Adjunto na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Rodrigo Gouveia Rodrigues, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestre em Letras pela PUC/GO. Técnico em Assuntos Educacionais e Editor Administrativo da Revista Inter-Ação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). 

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Publicado
2023-02-06