AUTONOMIA NOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO NO VALE DO ARAGUAIA - TOCANTINS: O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DE NOVAS SÍNTESES E REALIDADES

Palavras-chave: Política Educacional. Gestão da Educação. Região Vale do Araguaia

Resumo

O artigo aborda a temática autonomia na educação municipal e a institucionalização de sistemas municipais de ensino na Região Vale do Araguaia-Tocantins. Tem por objetivo compreender correlações entre a autonomia na educação municipal e o processo efetivo de institucionalização dos Sistemas Municipais de Ensino, tendo como ponto de partida os elementos e características que constituem os dois fenômenos. Com perspectiva crítica, assenta-se em informações bibliográficas e empírico-documentais.  A autonomia no campo da educação implica a instituição legal do sistema, mas não se restringe a essa ação legislativa. A Região Vale do Araguaia é composta por catorze municípios – Araguacema, Abreulândia, Barrolândia, Caseara, Chapada de Areia, Cristalândia, Divinópolis, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Nova Rosalândia, Monte Santo do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Pium e Pugmil, dos quais a maioria apresenta a lei do seu sistema de ensino. Os municípios têm o desafio da construção de novas sínteses e em suas realidades.

 

 

Biografia do Autor

Meyrivane Teixeira Santos Arraes , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda em Educação pela UFT (PPGE). Especialista em Gestão Educacional e Metodologias de Ensino em Ciências Humanas – História e Geografia. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Paraíso do Tocantins. Professora da Educação Básica da Rede Pública Estadual de Educação. Formadora do PRISME/RCT (Programa de Institucionalização dos Sistemas Municipais de Ensino/Educação / Rede Colaboração do Tocantins). 

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutora em Educação (UNOESC). Doutora e mestre em Educação (UFG). Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Programas de Pós-Graduação em Educação Mestrado Acadêmico e Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA/Educanorte).  Tutora do Programa de Educação Tutorial do Curso de Pedagogia do Campus de Palmas da UFT. 

 

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Publicado
2023-02-06