ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO DOCUMENTO CURRICULAR DO TOCANTINS: CONCEPÇÕES DAS HABILIDADES NO COMPONENTE LÍNGUA PORTUGUESA ANOS INICIAIS

Palavras-chave: Concepções. Alfabetização. Letramento. Currículo.

Resumo

O artigo investiga a perspectiva da alfabetização e/ou letramento de habilidades do componente de Língua Portuguesa do Documento Curricular do Tocantins. A pesquisa  integra-se à abordagem qualitativa, de procedimento documental. A investigação faz um recorte das habilidades selecionadas do componente língua portuguesa nos anos iniciais para esta análise. A análise apresenta quais concepções de alfabetização e letramento estão sendo contempladas no documento e seus potenciais reflexos no ensino. Os achados da pesquisa apontam que, apesar de algumas habilidades analisadas do Documento Curricular do Tocantins apresentarem a perspectiva da alfabetização, em tais artefatos é possível identificar uma orientação pedagógica para o trabalho com o letramento, na concepção que é esperada para os anos iniciais.

Biografia do Autor

Mellina Luiza Ribeiro Cardoso Noleto, Colégio Maple Bear Palmas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora da educação Básica (Colégio Maple Bear). 

Mario Ribeiro Morais, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Ensino de Língua e Literatura (UFT). Professor Adjunto I do Curso de Letras da UFT.

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Publicado
2023-02-06