NOTAS DA PSICANÁLISE SOBRE O USO NO NOME SOCIAL NA EDUCAÇÃO: CHAMA-ME PELO MEU NOME

Palavras-chave: Nome Social. Educação. Psicanálise e Educação.

Resumo

Observando os pressupostos teóricos psicanalíticos sobre o Inconsciente transferencial e o inconsciente real na Educação e nas escolas, emergiu forte inquietação sobre as relações de gênero no campo educativo onde culminou na produção deste manuscrito. Indo direto ao ponto, foi necessário responder a seguinte pergunta: existe base psicanalítica para refletir a respeito da trans(sexualidade)? Como dissertar sobre um tema considerado “sensível” de se abordar dentro e fora do campo escolar onde existe certo tensionamento com implicações que possibilitem um diálogo produtivo na contemporaneidade? Este manuscrito deseja refletir acerca destes fenômenos.

 

Biografia do Autor

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos, Universidade de São Paulo (USP)

Psicanalista. Licenciado  em Pedagogia. Membro da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade USP/IEA. Sócio da SBPC Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 

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Publicado
2024-04-22