O USO DE SISTEMAS INTELIGENTES DE TUTORIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

  • Sandra das Neves Universidade Federal do Tocantins
  • Carlos Augusto Cavalcanti Barros Filho Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • David Nadler Prata Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • George França Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

Tutores cognitivos têm como objetivo prover aprendizagem customizada e imediata aos estudantes. Na aprendizagem colaborativa, dois ou mais indivíduos tentam aprender juntos, compartilhando experiências. Neste experimento, utilizamos um tutor inteligente em um ambiente de aprendizagem colaborativa, aplicado para 29 alunos da 2ª série do Ensino Médio, na disciplina de Língua Portuguesa, em uma escola pública do município de Palmas Tocantins – Brasil. O propósito foi o de investigar a viabilidade de uso da ferramenta tecnológica para a aprendizagem. Os resultados mostram uma significância estatística para a aprendizagem dos alunos que utilizaram o tutor inteligente em um ambiente de aprendizagem colaborativa.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Cavalcanti Barros Filho, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Master of Computer Science, Researcher, Universidade Federal do Tocantins. Palmas/TO, Brazil.

David Nadler Prata, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doctor of Computer Science, Professor, Universidade Federal do Tocantins, Palmas/TO, Brazil, https://orcid.org/0000-0002-1414-4000.

George França, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doctor of Education, Professor, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional/TO, Brazil.

Publicado
2018-11-09
Seção
Artigos