O USO DE SISTEMAS INTELIGENTES DE TUTORIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Resumo
Tutores cognitivos têm como objetivo prover aprendizagem customizada e imediata aos estudantes. Na aprendizagem colaborativa, dois ou mais indivíduos tentam aprender juntos, compartilhando experiências. Neste experimento, utilizamos um tutor inteligente em um ambiente de aprendizagem colaborativa, aplicado para 29 alunos da 2ª série do Ensino Médio, na disciplina de Língua Portuguesa, em uma escola pública do município de Palmas Tocantins – Brasil. O propósito foi o de investigar a viabilidade de uso da ferramenta tecnológica para a aprendizagem. Os resultados mostram uma significância estatística para a aprendizagem dos alunos que utilizaram o tutor inteligente em um ambiente de aprendizagem colaborativa.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).