A LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO TIMORENSE: UM CASO PARA SE (RE)PENSAR

Palavras-chave: Política Linguística. Língua Portuguesa. Identidade. Ensino Superior. Timor-Leste.

Resumo

Este trabalho objetiva compreender como o ensino de língua portuguesa no contexto universitário contribui para a formação identitária dos estudantes timorenses, considerando que Timor-Leste integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Para isso, parte-se do pressuposto que há defasagens no ensino do português na educação superior em decorrência das lacunas deixadas no ensino secundário. Desse modo, a inserção do português no nível da graduação teria a pretensão de promover a proficiência dos nativos em relação ao idioma. Diante disso, adota-se a pesquisa bibliográfica, visando dar conta do objetivo proposto. Ao fim, conclui-se que a língua portuguesa em âmbito universitário pode colaborar para a formação identitária dos estudantes timorenses por remeter à trajetória histórica do país e, por se apresentar aos nativos de forma passiva, sendo uma língua de prestígio no território em razão da sua utilização em documentos oficiais e da manutenção do seu caráter de oficialidade.

Biografia do Autor

Leiliane Rezende da Silva Silveira, Instituto Federal Fluminense (IFF)

Graduanda em Letras (Português e Literaturas) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos Centro (IFFluminense). Bolsista de iniciação científica dessa mesma instituição. 

Thiago Soares de Oliveira, Instituto Federal Fluminense (IFF)

Doutor em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), com estágio de pós-doutoramento pela Universidade da Beira Interior (UBI). Professor da Licenciatura em Letras (Português e Literaturas) do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), bem como do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos Culturais, Estéticos e de Linguagens (NECEL). 

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Publicado
2023-02-06