ENTRE FILHOS E JARDINS: A MORTE COMO CONDIÇÃO DE LIBERDADE DA MULHER NA LITERATURA PORTUGUESA DE AUTORIA FEMININA
Resumo
O trabalho discute a construção da liberdade da mulher portuguesa através do luto nos contos A Noite Indigna (1983), de Maria Judite de Carvalho e A Morte de Um Jardineiro (2006), de Teresa Veiga. Para tanto, recorre-se às considerações de Lauretis (1994) sobre a construção social dos papéis de gênero, de Tiburi (2018) sobre feminismo, patriarcado e sociedade e de Woolf (1928) de “teto todo seu”, a fim de entender, a partir das premissas teóricas e das reflexões de caráter geral, as questões próprias da identidade feminina e da condição da mulher na sociedade portuguesa marcadas nos contos. Para isso, busca-se perceber qual o papel da morte e o que ela representa, para o processo de libertação das personagens nas narrativas. Conclui-se que a figura masculina representa a maneira como a sociedade é estruturada e sua morte simboliza a ruptura da condição de subalternidade da mulher na sociedade portuguesa.
Referências
CARVALHO, Maria Judite de. A Noite Indigna. Além Do Quadro. Lisboa: O jornal, 1983.
COMANDULLI, Ana Cristina. Maria Peregrina de Sousa. REVISTA CONVERGÊNCIA LUSÍADA, v. 32, p. 208, 2014.
DE LAURETIS, Teresa. A tecnologia do gênero. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque (org.). Tendências e impasses: O feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco. 1994, p. 206-242.
MAGALHÃES, Isabel Allegro de. O Sexo dos Textos: e outras leituras. Cidade: Caminho, 1995. 206p. (Estudos de Literatura Portuguesa).
MASSAUD, Moisés. A Literatura Portuguesa. 13ºed. São Paulo: Editora Cultrix, 1975.
MARTINI, Elisabeth Fernandes. Ser ou não ser?: representação feminina e estado civil sob a ótica de Maria Amália Vaz de Carvalho. In: ALÓS, Anselmo Peres; FERREIRA, Cinara Antunes; SILVA-REIS, Dennys (org.). Poéticas e Políticas do Feminino Na Literatura, vol. 1 Porto Alegre: Bestiário, 2021.
TIBURI, Marcia. Feminismo em Comum: para todas, todes e todos. 7ª ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2008.
VEIGA, Teresa. A Morte de Um Jardineiro. As Enganas: Contos. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006.
WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. Tradução: Vera Ribeiro. São Paulo: Unesp, 1928.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).