SINGULARIDADES NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM ESCOLAS INDÍGENAS

Palavras-chave: Formação Continuada. Saberes Indígenas. Educação Escolar Indígena. Interculturalidade.

Resumo

O “Projeto Ação Saberes Indígenas na Escola” é uma ação política voltada à educação escolar indígena a fim de atender aos direitos específicos dos povos originários do Brasil. Este texto aborda os aspectos relacionados à formação continuada dos professores Terena, Apiaka, Kayabi e Munduruku da região norte de Mato Grosso, no processo de alfabetização, letramento e numeramento e na produção colaborativa de material didático bilíngue. A pesquisa colaborativa para a produção de materiais didáticos teve por referência as pedagogias indígenas próprias na produção de material didático e a política sociolinguística que permeia as lutas históricas dos povos originários. A partir das falas dos coordenadores indígenas compreendemos a formação continuada associada à mobilidade da construção de um currículo e de uma escola, em que os valores tradicionais, os seus saberes originários, são conteúdos-temas que se articulam, interdisciplinarmente, porque abarcam diferentes áreas organizadas nos pressupostos epistemológicos da didática e da ciência indígena. Um fazer intercultural, respeitando a produção de conhecimentos indígenas e não indígenas, com consciência de que a escola continua com preceitos colonizadores, mas que, ao ressignificá-los, hibridizam-na e a interculturalizam, na perspectiva da interculturalidade crítica e decolonial.

Biografia do Autor

Alceu Zoia, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG).  Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor de Filosofia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e em Ensino em Contexto Intercultural Indígena (PPGECII).

Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduada em Licenciatura em Pedagogia e Ciências Biológicas (UNEMAT). Professora da Faculdade Indígena Intercultural (FAINDI) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e em Ensino em Contexto Intercultural Indígena (PPGECII).

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Publicado
2023-02-27