“NOSSO CORPO, NOSSA LÍNGUA ”: A COMUNIDADE DE SURDOS QUE SE APOIA EM UM “NÓS”

Palavras-chave: Alteridade. Surdez. Língua de Sinais. Educação Bilíngue.

Resumo

Este texto tem como objetivo evidenciar a comunidade de surdos como constituidora de um ethos que afirma uma existência outra em contraposição ao padrão etnocêntrico de ser ouvinte. Para tanto, efetua uma incursão pela teoria volochinoviana articulando-a à história da educação de surdos e à produção de políticas educacionais que tratam da educação de estudantes surdos. Mediante tal processo, argumenta que as lutas travadas pelos surdos, desde tempos longínquos, têm como eixo a afirmação de uma forma de existência que extrapola os modos de ser e agir como ouvinte no mundo.

Biografia do Autor

Rubia Carla Donda da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília), Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Professora de Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.

Viviani Fernanda Hojas, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília), Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Professora de Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.

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Publicado
2023-01-31
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos