LETRAMENTO CIENTÍFICO E PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS (RRI): UMA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA DE ESCOLARIZAÇÃO ABERTA DO PROJETO CONNECT

Palavras-chave: Projeto CONNECT. Escolarização Aberta. RRI. Letramento Científico.

Resumo

O presente texto relata uma experiência de Escolarização Aberta subsidiada pelo projeto CONNECT, visando a promover um trabalho pedagógico mais envolvente com questões científicas. Apoiando-se nas investigações sobre Escolarização Aberta (COMISSÃO EUROPEIA, 2018; OKADA, RODRIGUES, 2018), Letramento Científico (BRANCO et al., 2020; BNCC, 2017; SANTOS, 2007) e Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI) (COMISSÃO EUROPEIA, 2012; OKADA, 2015; 2016), pretende-se discutir estratégias que contribuam para novas abordagens educacionais mais engajadas e colaborativas sobre temas pertinentes às inovações científicas. Para tanto, apresenta-se este relato de experiência, que reflete sobre a aplicação de uma sequência didática baseada na metodologia do projeto CONNECT que foi aplicada em três turmas de 2ª série do Ensino Médio de um colégio paranaense da rede privada de ensino. Os resultados demonstram que a Escolarização aberta aliada ao RRI é um dos caminhos para a promoção de uma aprendizagem científica mais crítica e reflexiva por parte dos educandos.

Biografia do Autor

Gabriele Polato Sachinski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)

Doutoranda em Educação (PUCPR). Mestre em Educação (PUCPR). Graduada em Letras (PUCPR). Licenciada em Pedagogia (UNIFACEAR). Assessora pedagógica na Aprende Brasil Educação.

Raquel Pasternak Glitz Kowalski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)

Pós-doutoranda em Educação (PUCPR). Doutora em Educação (PUCPR). Mestre em Educação (PUCPR). Graduada em Design (PUCPR). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), de Design da PUCPR e da FAE.

Patrícia Lupion Torres, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)

Doutora em Engenharia de Produção - Mídia e Conhecimento (UFSC). Mestre em Educação (PUCPR). Graduada em Pedagogia (PUCPR). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Referências

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Publicado
2023-09-20
Seção
Relatos de Experiência