CONTRIBUIÇÃO DO CONSELHO DE CLASSE PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REFLEXIVAS
Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar a que ponto o Conselho de Classe, colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didático-pedagógicos, influencia a prática pedagógica reflexiva e as possíveis transformações dessa prática. A pesquisa de estudo de caso tem enfoque qualitativo e utilizou-se na coleta de dados, entrevista semiestruturada, análise documental e observação participante. Os resultados evidenciaram que os participantes têm conhecimentos acerca da dinâmica do Conselho de Classe, a qual aponta para uma avaliação formativa e condutora de práticas pedagógicas que reorientam o planejamento e o processo de ensino e aprendizagem. Quando da análise dos Projetos Político Pedagógicos, das atas dos Conselhos de Classe, das reuniões de planejamento e observações participantes descaracteriza todo esse possível conhecimento. Conclui-se que o Conselho de Classe das escolas pesquisadas não reconduz às práticas pedagógicas reflexivas muito menos a uma nova epistemologia da prática, fundada na ação-reflexão-ação.
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