CONTRIBUIÇÃO DO CONSELHO DE CLASSE PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REFLEXIVAS

Palavras-chave: Conselho de Classe. Transformações das Práticas Pedagógicas. Reflexão acerca da avaliação.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a que ponto o Conselho de Classe, colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didático-pedagógicos, influencia a prática pedagógica reflexiva e as possíveis transformações dessa prática. A pesquisa de estudo de caso tem enfoque qualitativo e utilizou-se na coleta de dados, entrevista semiestruturada, análise documental e observação participante. Os resultados evidenciaram que os participantes têm conhecimentos acerca da dinâmica do Conselho de Classe, a qual aponta para uma avaliação formativa e condutora de práticas pedagógicas que reorientam o planejamento e o processo de ensino e aprendizagem. Quando da análise dos Projetos Político Pedagógicos, das atas dos Conselhos de Classe, das reuniões de planejamento e observações participantes descaracteriza todo esse possível conhecimento. Conclui-se que o Conselho de Classe das escolas pesquisadas não reconduz às práticas pedagógicas reflexivas muito menos a uma nova epistemologia da prática, fundada na ação-reflexão-ação.

Biografia do Autor

Nadia Alves de Freitas, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad del Columbia.

Maria Aparecida Monteiro da Silva, Faculdade Iguaçu (FI)

Doutora em Educação pela Universidad de Santiago de Compostela (1998), Doutora em Educação pela Universidad Politécnica y Artística (2005).

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Publicado
2024-01-22