O ENSINO DE HISTÓRIA E A LITERATURA AFRO: ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS

Palavras-chave: Ensino de História. Literatura Afro. Afrodescendência.

Resumo

Este trabalho visa tratar do diálogo entre literatura e história, a partir do ensino da história da África, por meio da literatura e do conhecimento das narrativas históricas. Na realidade em que apresentam mulheres e homens negros ou afros descendentes que se posicionam em relação a esses liames no contexto literário, como atores sociais. É na escola, que educandos desenvolvem habilidades que proporcionam aos indivíduos a oportunidade de internalizar/externalizar o conhecimento e construir novos conceitos, os educandos tendem a reconhecer a gênese de sua trajetória, referenciando suas relações sociais ao seu conhecimento inserido de forma ativa no meio social, no qual contribui com a construção da sua identidade. O objetivo geral se desenrolou pela análise, entre a relação da ação educativa com a identidade afrodescendente, juntamente com a memória no processo formativo do educando, a partir da incursão do tema literatura, história e memória, compreendendo ensino da história da África e como os elementos curriculares e metodológicos, representam a escrita de si dos Afrodescendentes. Desta maneira, o conhecimento da literatura historiográfica se faz relevante na medida em que a escolarização dessa produção orientou a prática do ensino de história nas escolas. Portanto, o desafio é problematizar o etnocentrismo e eurocentrismo, que fundamentou a história do Brasil ensinada nas salas de aula, que nos instiga a buscar mudanças significativas na abordagem da história e da cultura afro-brasileira no que tange ao seu ensino.

Biografia do Autor

Thiago de Araújo Lira, Instituto Federal do Triangulo Mineiro (IFTM)

Graduado em História (pela UFV), Especialização em Metodologia do Ensino de História e Geografia (EAD – Unicesumar). Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFPA). Mestrando em Educação Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (MPET/IFTM). Atualmente é professor na SEE/MG na cidade de Uberaba.

Anderson Claytom Ferreira Brettas , Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-doutor em História da América Latina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pela Universidad del Magdalena, na Colômbia, é professor permanente do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (MPET/IFTM) e do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT).

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Publicado
2023-03-27
Seção
Artigos