VIOLÊNCIA SEXUAL INTRAFAMILIAR, TRAUMA E TERAPIA DE EXPOSIÇÃO NARRATIVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA
Resumo
Este relato de experiência tem como objetivo discutir as responsabilidades do Sistema de Justiça perante as vítimas. A análise ocorreu por meio de um caso acolhido pelo projeto "Eu com verso" do CEJUSC Ponta Grossa. Trata-se de um caso de vítima de violência sexual intrafamiliar, com diagnóstico de Transtorno de Estresse Pós-Trauma (TEPT), atendido por intermédio da Terapia de Exposição Narrativa (NET). O presente relato inclui pesquisa bibliográfica sobre trauma e NET com o intuito de debater a realização de atendimentos desta natureza no Sistema de Justiça.Conclui-se, por fim, que a NET é uma terapia breve que pode ser operacionalizada por terapeutas de diferentes profissões, baseada em evidências e com resultados positivos na diminuição de sintomas de TEPT.
Referências
BRASIL. Lei n. 11.719, de 20 de junho de 2008. Altera dispositivos do Decreto-Lei no 3.689, de 3 de outubro de 1941 - Código de Processo Penal, relativos à suspensão do processo, emendatio libelli, mutatio libelli e aos procedimentos. Disponibilidade em:
CHRISTIE, Nils. Conflicts as property. Britsh Journal of Criminology, v. 17, n. 1, 1977.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ). Resolução n. 253, de 4 de setembro de 2018. Define a política institucional do Poder Judiciário de atenção e apoio às vítimas de crimes e atos infracionais. Disponibilidade em:
FOA, E.; CAPALDI, S. Manual for the administration and scoring of the PTSD
symptom scale – interview for DSM-5 (PSS-I-5). 2013.
KLUWE-SCHIAVON, B.; VIOLA, T. W.; GRASSI-OLIVEIRA, R. Cross-cultural adaptation of the Maltreatment and Abuse Chronology of Exposure (MACE) scale to Brazilian Portuguese. Trends Psychiatry Psychother, v. 38, n. 1, jan.-mar. 2016.
KROENKE, K.; SPITZER, R. L. The PHQ-9: a new depression diagnostic and severity measure. Psychiatric Annals, v. 32, n. 9, 2002.
MORRIS, Alisson. Criticando os críticos: uma breve resposta aos críticos da justiça restaurativa. In: SLAKMON, C. R. De Vitto; PINTO, R. G. (Org.). Justiça Restaurativa. Brasília: Ministério da Justiça e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, 2005.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Resolução n. 40/34, de 29 de novembro de 1985. Declaração dos Princípios Básicos de Justiça Relativos às Vítimas da Criminalidade e de Abuso de Poder. Disponibilidade em:
SCHALINSKI, I.; SCHAUER, M.; ELBERT, T. The shutdown dissociation scale (Shut-D). European journal of psychotraumatology, v. 6, 2015.
SCHAUER, Maggie; NEUNER, Frank; ELBERT, Thomas. Terapia de exposição narrativa: um tratamento breve para transtornos de estresse traumático. Tradução: Cecilia Bartalotti. Revisão técnica: Fernanda Serpeloni. São Paulo: Hogrefe, 2021.
WALGRAVE, Lode. Investigating the Potentials of Restorative Justice Practice. Washington University Journal of Law & Policy, v. 36, 2011. Disponibilidade em:
ZEHR, Howard. Trocando as lentes: um novo foco sobre o crime e a justiça. Tradução: Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2008.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).