ECOFORMAÇÃO AMAZÔNIDA: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES ENTRE SABERES E ADVERSIDADES NA E DA AMAZÔNIA LEGAL

Palavras-chave: Educação., Ecoformação., Amazônia Legal., Amazônida., Adversidade.

Resumo

O contexto educacional amazônida é perpassado por grande adversidade que envolve dimensões culturais, políticas, sociais, econômicas, ambientais. Entre saberes e adversidades nesse âmbito educacional, questiona-se: a ecoformação pode ser uma proposição de formação que as enfrente, ao reconhecer a diversidade amazônida? Diante dessa problemática, esse trabalho tem por objetivo refletir sobre uma perspectiva ecoformadora amazônida em contexto educacional. A partir de uma revisão de literatura, com abordagem qualitativa, dentre os mais variados aportes teóricos, buscamos dialogar com autores da região amazônica, além de nacionais e internacionais. Esse diálogo propiciou a compreensão de que a perspectiva ecoformadora se pauta em uma formação integral do sujeito tendo como finalidade partir das vivências do indivíduo e se efetivar pela própria vida. Dessa maneira, acreditamos que a ecoformação reconhece as adversidades da experiência humana e se interconecta com diferentes saberes e contextos para formar-se com e para a vida humana e planetária.

Biografia do Autor

Kênia Paulino de Queiroz Souza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutoranda em Educação na Amazônia (UFT). Mestra em Educação  (UFT). Diretora do Câmpus Paraíso da Unitins.

 

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutora e Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Programa EDUCANORTE/PGEDA, polo Palmas  (UFT). Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC).

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Publicado
2023-02-06