UM ESTUDO RETROSPECTIVO DO ADOECIMENTO DOCENTE EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO

Palavras-chave: Licença Médica. Professor Universitário. Epidemiologia

Resumo

Objetivou-se identificar as relações entre o perfil de adoecimento dos servidores ativos da carreira docente de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) do Centro-Oeste brasileiro. Realizou-se uma análise dos dados epidemiológicos e dos registros de afastamentos/licenças por motivo de saúde de servidores docentes no sexênio de 2014 a 2019. Consideraram-se, especificamente, as Classes docentes Adjunto e Associado, e notou-se que prevaleceram os adoecimentos da CID F (52%), relacionado aos transtornos mentais e comportamentais, e da CID M (17%), associado às doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo. Estas manifestações de adoecimentos podem estar relacionadas à grande demanda e cobrança de produtividade acadêmica no ambiente do trabalho, precarização na estrutura física, associado à ausência de programas de prevenção e promoção à saúde do servidor na área acadêmica.  São necessárias ações preventivas para diminuição do adoecimento docente, visto que tais quadros de adoecimentos foram responsáveis pelo maior número de afastamentos dos servidores docentes das classes Adjunto e Associado no período pesquisado.

Biografia do Autor

André Baptista Leite, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Secretário de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Alessandro Vinicius de Paula, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor/pesquisador no Departamento de Psicologia do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Rita Eliana Masaro, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora e pós-doutora em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP). Professora/ Pesquisadora no Departamento de Psicologia do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Viviane Martins Santos, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Ciências, Programa de Pediatria, DINTER USP/UFMT.

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Publicado
2022-12-01