METAVERSO: DIRETRIZES PARA SUA CONSTRUÇÃO RESPONSÁVEL E OS NEURODIREITOS COMO DIREITO HUMANO

Palavras-chave: Metaverso. Direitos Humanos. Neurodireitos. Realidade Aumentada. Realidade Virtual.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo geral estudar os neurodireitos como direito humano como alternativa essencial para a construção responsável do Metaverso. Com base no método dedutivo, será feita uma revisão bibliográfica para apresentar o contorno conceitual e histórico da formação do Metaverso; além de aspectos da sua construção, como a Realidade Extendida (XR). Ao final, com base em artigos científicos, os cinco neurodireitos desenvolvidos nas últimas décadas alertam para os riscos do uso irresponsável das neurotecnologias, tecnologia essencial para o funcionamento do Metaverso e, sobretudo, com sua expansão para áreas além da Medicina.

Biografia do Autor

Gustavo Silveira Borges, Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)

Doutor em Direito (UFRGS), com Estágio Pós-Doutoral (UNISINOS). Atualmente é Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma, Santa Catarina, Brasil. 

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Publicado
2022-11-29