ATLAS ENCICLOPÉDICO DOS SABERES TRADICIONAIS: REFLEXÕES SOCIOEDUCATIVAS NA AMAZÔNIA ORIENTAL-AP

Palavras-chave: Alternância. Saberes. Educação do Campo. Atlas Enciclopédico.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a produção do atlas enciclopédico dos saberes tradicionais da Amazônia Amapaense, como recurso didático-pedagógico que conecta os saberes tradicionais e locais no saber-fazer do cotidiano escolar, em escolas famílias agroextrativistas do Amapá, que pautam seus instrumentos de ensino na pedagogia da alternância, e suas bases epistemológicas na pedagogia da terra, popular freiriana e ecologia de saberes. As EFAs que integram esta pesquisa se localizam no Arquipélago do Bailique, Carvão (Mazagão), Beira Amazonas (Macacoari) no estado do Amapá. A metodologia adotada baseia-se numa abordagem qualitativa. Os resultados apontam que o trabalho que as EFAs vem desenvolvendo na Amazônia oriental é uma alternativa viável à uma educação que integre saberes tradicionais e locais ao ensino formal. Logo, podemos afirmar que o Atlas se constitui como uma recurso pedagógico eficiente para uma adequação curricular voltada ao modo de vida das populações tradicionais que tem na terra, na floresta e nas águas o seu sustento e a sua existência ao mesmo tempo.

Biografia do Autor

Bruna Fernanda Soares de Lima Padovani, Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

Doutora em Letras com ênfase em Linguística pela Universidade Federal do Pará. Realizou estágio pós-doutoral pelo Programa Institucional de Pós-Doutorado da Universidade do Estado do Amapá (PIPD/UEAP). Atualmente é professora de Linguística do curso de Licenciatura Intercultura Indígena da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Raimunda Kelly Silva Gomes, Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

Doutora em educação pela Universidade Federal do Pará. Docente da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) no curso de Licenciatura em Pedagogia onde vem desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão universitária, como líder do Grupo de Integração Socioambiental e Educacional (GISAE) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

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Publicado
2024-10-15
Seção
Artigos