EDUCAÇÃO COMO ARTE: REFLEXÕES KANTIANAS SOBRE INFÂNCIA E PEDAGOGIA
REFLEXÕES KANTIANAS SOBRE INFÂNCIA E PEDAGOGIA
Resumo
O presente estudo objetiva discutir a obra kantiana Sobre a Pedagogia, com foco na educação como arte. Entende-se ser Kant um clássico, ou seja, seus pensamentos atravessam tempo e espaço, trabalhando filosoficamente questões como educação, infância, corpo infantil e mesmo a arte. Para isso, além da revisão da obra citada, foram debatidos comentadores, de modo a enriquecer a discussão. Os resultados mostraram a atualidade do pensamento kantiano, evidenciando a educação como arte pela sua finalidade de “hominização”, por seu desvelamento como arte de educar e como arte da educação. Concluiu-se pela necessidade da constante reflexão que a prática pedagógica requer, o que implica pensar sobre infância, corpo do infante e a própria educação. Fundamental a crítica kantiana e da filosofia como um todo para a não naturalização de conceitos, bem como a percepção de que a finalidade da educação necessariamente a implica como arte.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).