INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E NATUREZA

Palavras-chave: Inteligência Artificial. Natureza. Ambiente. Dignidade Humana.

Resumo

A denominação Inteligência Artificial, para indicar o avanço da tecnologia, não pode ser confundida com a inteligência humana em potência na natureza e sua evolução. Essa discussão precisa partir da discussão da própria natureza humana e da necessidade de tutelar o hábitat natural onde se desenvolve a vida e se revela a inteligência. A inteligência está diretamente ligada à evolução do próprio homem, como uma possibilidade de evolução natural da vida. Separar ou se descuidar disso é um ato de mutilação do ser humano. As leis da natureza precisam ser respeitadas, e os limites da tecnologia devem ser regrados em benefício da vida e da dignidade humana. No momento em que houver um choque entre a natureza e a tecnologia, o homem estará sempre diante de uma impossibilidade técnica, de uma violação ética e, fundamentalmente, de consequências desastrosas para todas as espécies de vida, incluindo-se, aí, a humana.

Biografia do Autor

Adir Ubaldo Rech, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Pós-doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa (UL/Portugal).  Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná.  Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Direito da UCS. Advogado Administrativista do escritório Rech Advogados e Consultores Associados. Integra o quadro permanente de docentes da pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado em Direito), na disciplina de Direito Urbanístico Ambiental e Instrumentos Jurídicos de Políticas Ambientais Sustentáveis. 

 

 

Referências

AGOSTINHO, Santo. A cidade de Deus. Trad. de Oscar Paes Leme. São Paulo: Vozes, 2012.
ANTUNES, Celso. Inteligências múltiplas e seus jogos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
BAIRD JÚNIOR, Frank. A situação atual da diversidade biológica, In: OSBORNE, Eduard W. (org.). Biodiversidade. Trad. de Marcos Santos e Ricardo Silveira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
BOSSELMANN. Direitos humanos, meio ambiente e sustentabilidade, In: SARLET, Ingo Wolfgans, Estado socioambiental e direitos fundamentais. Porto alegre: Livraria do Advogado, 2010
BRADY, Nyle C. Desenvolvimento internacional e a proteção da diversidade biológica. In: OSBORNE Eduardo W (org). Biodiversidade. Trad. de Marcos Santos e Ricardo Silveira, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
CASTELLS, Manuel. A questão urbana. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2000.
DARWIN, Charles. A origem das espécies, no meio da seleção natural ou a luta pela existência na natureza. Trad. de Paul Mesquita. Porto Alegre: Lello & Irmão Editores, 2003. v. 1.
DECARTES. Obra escolhida. Trad. de Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1962.
HARARI, Yuval Noah. Homo Deus: uma breve história do amanhã. Trad. de Paulo Giger. São Paulo: Companhia de Letras, 2016.
JAPIASSU, Hilton. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: F. Alves, 1992.
JORDAN, William R. Ecologia de restauração. In. OSBORNE, Eduardo W. (org), Biodiversidade. Trad. de Marcos Santos e Ricardo Silveira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
LEFF Enrique. Discursos sustentáveis. Trad. de Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2010.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Trad. de Kritik Der Reinen Vernunft. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.
KEMPF, Hervé. Como os riscos destroem o Planeta. Trad. de Bernardo Ajzenberg. São Paulo: Globo, 2010.
MONTESQUIEU. O espírito das leis. São Paulo: M. Fontes, 1996.
MUMFORD, Lewis. A cidade na história. Trad. de Neil R. da Silva. 4. ed. São Paulo: M. Fontes, 1998.
OSBORNE, Eduardo W. Biodiversidade. Trad. de Marcos Santos e Ricardo Silveira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
PAVIANI, Jayme. Uma introdução à filosofia. Caxias do Sul: EDUCS, 2014.
SANDEL, Michael J. Justiça: o que é fazer a coisa certa. Trad. de Heloisa Matias e Maria Alice Máximo. 23. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.
ROBINSON, Michael H. Existem alternativas à destruição. In: OSORNE< Eduardo W. (org) Biodiversidade. Trad. de Marcos Santos e Ricardo Silveira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
SEARLE, J. A. Mentes, cérebros e programas. Disponível em: http://www.fflch.usp.br/df/opessoa/Searle-Port-2.pdf. Acesso em: 17 jan. 2020.

SARLET, Ingo Wolfgang. O Estado Socioambiental e os direitos fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010.
SCIACCA, Michele Federico. História da filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1999.
TEIXEIRA, João de Fernandes. O cérebro e o robô: inteligência artificial, biotecnologia e a nova ética. São Paulo: Paulus, 2015.
WILSON, Edward Osborne. Biodiversidade. Coord. de Carlos Calgaro Penna. Trad. de Marcos Santos e Ricardo Silveira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1979.
Publicado
2022-11-29