O PROTOCOLO PECS COMO INTERVENÇÃO ALTERNATIVA PARA FACILITAR A DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM AUTISMO

PECS protocol as an alternative intervention to facilitate the communication difficulties and development of children with autism

  • Elisandra Silveira Gonçalves Rodrigues Ulbra

Resumo

O transtorno do espectro de autismo é uma perturbação que afeta o desenvolvimento físico, social, cognitivo e de comunicação de crianças, prejudicando assim sua inserção social e o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem na escola devido às suas restrições. Dessa forma, há diversos protocolos de cunho psicopedagógico, que buscam desenvolver habilidades e assim melhorar a qualidade de vida das crianças e suas famílias como o PECS, que trabalha a comunicação e inserção social por meio de figuras e desenhos. Neste sentido, esta pesquisa analisou o desenvolvimento de uma criança autista que realiza atividades com uso de PECS como educação alternativa para seu desenvolvimento. Sua mãe e professora também participaram da pesquisa, na qual se concluiu que o protocolo deve ser utilizado de maneira isolada, conforme a necessidade de cada aluno, para que os avanços e superação das limitações sejam benéficos para a melhoria da qualidade de vida dos autistas.

Palavras-chave: Troca de figuras. Práticas Pedagógicas Alternativas. Intervenções Psicopedagógicas.

Publicado
2018-11-09
Seção
Artigos