ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS
Resumo
Considerando o papel dos professores polivalentes da Educação Básica, essa pesquisa do tipo qualitativa e de perspectiva diagnóstica apresenta como objetivo diagnosticar as formas de abordar o texto literário para despertar a atenção e formar alunos leitores, ainda no ensino fundamental I. A base teórica está fundamentada nas contribuições de: Marisa Lajolo, Regina Zilberman (2019) e Fischer (2006), que discutem sobre a formação do leitor; Dalvi, Rezende, Jouver-Faleiros (2013); Teresa Colomer (2007) e Regina Zilberman (2008;2009; 2012) ao abordar o papel da literatura na escola. Visamos ações estratégicas para abordagem e apresentação da leitura literária de forma significativa com vistas a formar uma criança leitora para além das práticas escolares. O trabalho parte de entrevista semiestruturada que investigou como o professor faz a abordagem introdutória de uma obra literária, como faz a mediação e como é realizada a escolha dos livros. A análise dos resultados apresenta muito esforço para promover um espaço possível no modo de tornar aprazível a formação do aluno leitor bem como promover o letramento literário, pois cada professor formula e utiliza uma sequência didática adaptada as situações e a públicos diferentes.
Referências
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola; Tradução: Laura Sandrone. São Paulo: Global, 2007.
COSSON, Rildo. Letramento literário: Teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
DALVI, M. A; REZENDE, N.L; Leitura de literatura na escola (orgs). São Paulo: Parábola,2013.
ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. Trad. Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
FISCHER,Steven R. História da Leitura.Tradução Claudia Freire. São Paulo:Editora UNESP,2006.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 23ª. Ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
LAJOLO, M. O texto não é pretexto, in Leitura em Crise na Escola. As Alternativas do Professor. Regina Zilberman (org.), Porto Alegre: mercado Aberto, 1982.
MELO, Marcio Araújo de; SILVA, Luiza Helena Oliveira. O leitor atrapalhado e a formação docente. Revista Brasileira de Literatura Comparada, n. 35. 2018.
PAIVA, Aparecida; RODRIGUES, Paula Cristina de Almeida, Letramento literário na sala de aula: desafios e possibilidades. In: MACIEL, Francisca Izabel Pereira, CASTANHEIRA, Maria Lucia; MARTINS, Raquel Márcia Fontes: Alfabetização e letramento na sala de aula. Belo Horizonte: Ceale, 2009.
SOUSA, José Francisco de. Contribuições da Análise do Comportamento para a Formação de Leitores no Ensino Fundamental I, IN: TOUFER, Adauto Locatelli; CUSTÓDIO, Pedro Baluas; RAMOS, Welligton Furtdo, (Orgs). Mediação de leitura literária e formação de leitores: Ensino Fundamental I. ed. Jundiaí. SP: Paco Editorial, 2020.
TEIXEIRA, R. F. B; ROTERS, G. A, Leitura literária e livro didático: uma
parceria possível? In: Congresso Nacional de Educação, 8., comunicações.
Curitiba: PUCPR, 2008. Disponível em:
ZILBERMAN, Regina. Que literatura para a escola? Que escola para a literatura? Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo – v. 5.n.1 – 9-20 – jan/jun. 2009.
ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Revista Via Atlantica. N. 29. jun, 2009.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).