LEITURA E FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR NA ERA DIGITAL

Palavras-chave: Competência leitora. Leitor. Novas tecnologias. Desafios.

Resumo

Considerando que a contemporaneidade nos tem colocado diante de um dilema quando nos referimos à leitura, quando estamos a todo instante expostos ao ato de ler por meio das novas tecnologias, o presente artigo tem por objetivo central refletir sobre os desafios para a formação do sujeito leitor frente às novas tecnologias da informação e comunicação (TDIC). O presente estudo permitiu-nos chegar à compreensão da importância de se fundamentar o processo da leitura desde suas condições materiais, sociais, econômicas e culturais de existência. O planejamento, a definição de objetivos e a observação das estratégias nos encaminham ao desenvolvimento do sujeito leitor que enfrenta os desafios e se sente motivado através da prática mediadora desempenhada pela escola na figura do professor, podendo ser estendido para a família numa percepção de formar novos leitores não apenas na escola e não só com textos e livros que a escola tenha necessidade de trabalhar.

Biografia do Autor

Juliana Santiago Gomes, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Graduada em Letras e Mestre em Letras (pela UESC). Membro do Grupo de Pesquisa LINDES: Linguagens, Discurso e Sociedade (IFBA/CNPq). Atualmente é Professora da Secretaria Municipal de Educação de Camacan e da Secretaria Estadual de Educação da Bahia.

Urbano Cavalcante Filho, IFBA / UESC / USP

Doutor em Filologia e Língua Portuguesa (pela USP), com Pós-Doutorados em Análise Dialógica do Discurso (pela USP, 2020), em Análise de Discursos Comparativa (pela Université Sorbonne Nouvelle) e em Análise Dialógica do Discurso Digital (pela USP, em curso). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e do Instituto Federal da Bahia, Campus Ilhéus. Líder do Grupo de Pesquisa LINDES: Linguagens, Discurso e Sociedade (IFBA/CNPq).

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Publicado
2024-01-15