A CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Palavras-chave: Formação Continuada. Educação Contemporânea. Prática Docente.

Resumo

 A formação continuada de professores precisa possibilitar novas formas de partilhas e entendimento, nesse sentido este artigo procura investigar a construção das evidências disponíveis no portal de periódicos da CAPES, por meio de Revisão Integrativa de Literatura acerca da formação continuada de professores na educação contemporânea, visando a problematização de como as formações do professorado contribuem para o fazer pedagógico na atualidade. A pesquisa foi realizada com base na revisão de bibliografia, conforme os princípios propostos por Yin (2016). O presente estudo baseou-se nos descritores de buscas estabelecidos por meio de critérios de inclusão, exclusão e qualidade e procedimentos para seleção de estudos e extração de dados. Desta feita, preocupou-se em exibir a condução da revisão, as anotações bibliográficas e resultados e discussões de forma transparente a fim de contribuir com a temática investigada na educação contemporânea.

Biografia do Autor

Vanessa de Souza Santos Moraes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS), da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Psicopedagogia Escolar, pelo Centro Universitário Itop (UNITOP). Graduada em Letras – Língua Portuguesa e Inglesa e suas Literaturas, pela UFT. Servidora pública do estado do Tocantins.

José Lauro Martins, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Ciência da Educação pela Universidade do Minho e revalidado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) Mestre em Ciência da Educação - Universidad Autónoma de Asunción.  Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).  Atualmente é professor adjunto da UFT no curso de Jornalismo e no Programa de Mestrado em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS).

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Publicado
2023-02-27