A EDUCAÇÃO É MOVIMENTO
Resumo
Este artigo foi redigido especialmente para o Dossiê “Arte, infância e corporeidade” da Revista Humanidades e Inovação da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Tem como intuito expor os direitos resguardados pelo ordenamento jurídico brasileiro no que tange a educação e a proteção da Criança e do Adolescente, indagando se o sistema de educação do Brasil oportuniza as crianças o acesso à educação prática, desvinculando-se de um ensino somente intelectualista. Para tanto, caracteriza-se por ser um estudo qualitativo, com pesquisas em livros, legislação brasileira, dados estatísticos e na rede mundial de computadores. Frisa-se a necessidade de garantir às crianças a oportunidade da descoberta, ativando o sistema sensorial e buscando uma educação de qualidade, com profissionais capacitados e alunos motivados.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).