EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: ENTREVISTA COM TERESA SARMENTO

Palavras-chave: .

Resumo

Neste dossiê, que versa sobre as experiências e reflexões do estágio de docência no PPGE/UFJ, publicado na Revista Humanidades e Inovação – Unitins, entrevistamos a Profa. Dra. Teresa Sarmento, da Universidade Federal do Minho, em Portugal, que possui uma experiência consolidada na formação de professores, tanto na graduação como na pós-graduação, onde, ao longo de sua carreira desenvolveu diferentes experiências de estágio e iniciação à docência.

Na entrevista, realizada no mês de maio de 2022, tivemos a satisfação de conversarmos sobre sua trajetória formativa e sobre suas experiências como professora e pesquisadora na formação de professores em Portugal e suas relações com as experiências no Brasil. Tratou-se de um momento de muitas aprendizagens sobre as referências, concepções e experiências dessa pesquisadora portuguesa sobre a temática do dossiê.

Biografia do Autor

Isa Mara Colombo Scarlati Domingues, Universidade Federal de Jataí

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Associada da Universidade Federal de Jataí (UFJ), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro do grupo de pesquisa Investigação (UFR) e Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO). 

Tácio Assis Barros, Universidade Federal de Jataí

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Jataí (PPGE-UFJ), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Especialista em Ensino de Língua Inglesa (Estácio de Sá). Graduado em Letras Inglês pela Universidade Federal de Goiás (UFG). 

George Ivan da Silva Holanda, Universidade Federal de Jataí

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Jataí (PPGE-UFJ). Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). profissional do Magistério - Educação Física – na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Edéia e docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG). 

Eliana Alves Duarte Gonçalves, Educação na Universidade Federal de Jataí

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Jataí (PPGE-UFJ). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário UniFAEL. Docente da Rede Municipal de Caiapônia, Goiás. 

Referências

SARMENTO, T. Contributos do estágio, numa rede colaborativa, para a construção profissional. In Paniago, Sarmento, T. e Nunes (Org). Estágio Curricular Supervisionado Docente Baseado na Pesquisa: debates lusobrasileiros, 2021, p. 41-60. ISBN: 9786586074789.

SARMENTO, T.; ROCHA, S. Narrativas sobre o estágio na formação de professores no Brasil e em Portugal. Revista de Estudos e Investigación en Psicoloxía e Educación, vol. extr., n. 6, p. 383-388, 2017.

SARMENTO, T. Tempos de mudança na formação das educadoras de infância. Essentia: Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia. v. 17, n. 1, p. 67-102, 2016.

PANIAGO, R. N.; SARMENTO, T. O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros. Revista Educação em Questão, v. 53, n. 39, p. 76-103, set./dez., 2015.
Publicado
2022-09-28