EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: ENTREVISTA COM TERESA SARMENTO
Resumo
Neste dossiê, que versa sobre as experiências e reflexões do estágio de docência no PPGE/UFJ, publicado na Revista Humanidades e Inovação – Unitins, entrevistamos a Profa. Dra. Teresa Sarmento, da Universidade Federal do Minho, em Portugal, que possui uma experiência consolidada na formação de professores, tanto na graduação como na pós-graduação, onde, ao longo de sua carreira desenvolveu diferentes experiências de estágio e iniciação à docência.
Na entrevista, realizada no mês de maio de 2022, tivemos a satisfação de conversarmos sobre sua trajetória formativa e sobre suas experiências como professora e pesquisadora na formação de professores em Portugal e suas relações com as experiências no Brasil. Tratou-se de um momento de muitas aprendizagens sobre as referências, concepções e experiências dessa pesquisadora portuguesa sobre a temática do dossiê.
Referências
SARMENTO, T.; ROCHA, S. Narrativas sobre o estágio na formação de professores no Brasil e em Portugal. Revista de Estudos e Investigación en Psicoloxía e Educación, vol. extr., n. 6, p. 383-388, 2017.
SARMENTO, T. Tempos de mudança na formação das educadoras de infância. Essentia: Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia. v. 17, n. 1, p. 67-102, 2016.
PANIAGO, R. N.; SARMENTO, T. O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros. Revista Educação em Questão, v. 53, n. 39, p. 76-103, set./dez., 2015.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).