REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO PANDÊMICO: “REINVENÇÃO” DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Resumo
Ao final de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou um novo tipo de coronavírus que repercutiu nas economias mundiais. Em março do ano seguinte, foi declarada a pandemia da Covid-19 que se espalhou por todas as regiões do planeta. A educação, assim como a sociedade, teve que se reorganizar em face do isolamento social. Todas as atividades foram paralisadas e se tornou um desafio de transição histórica de curto/médio e longo prazo. Este estudo objetiva refletir sobre as práticas educativas desenvolvidas nesse período, que foram induzidas a uma ressignificação de seus processos, mediante o uso das tecnologias. Em 2022, a pandemia insiste em se consolidar de outras formas (cepas) e de modos intermitentes. Este estudo teórico-reflexivo foi constituído a partir de uma pesquisa bibliográfica, cujo intuito não foi de interpretar profundamente o fenômeno estudado, uma vez que não é possível solucioná-lo; mas, descrevê-lo de modo a contribuir para a compreensão da influência da pandemia nas práticas educativas na Educação Superior. Considera-se, nesse sentido, importante refletir em que medida as configurações dos contextos pandêmicos proporcionaram a “reinvenção” da docência também para os tempos futuros.
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