REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO PANDÊMICO: “REINVENÇÃO” DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Palavras-chave: Pandemia. Práticas Docentes. Cenários Educativos.

Resumo

Ao final de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou um novo tipo de coronavírus que repercutiu nas economias mundiais. Em março do ano seguinte, foi declarada a pandemia da Covid-19 que se espalhou por todas as regiões do planeta. A educação, assim como a sociedade, teve que se reorganizar em face do isolamento social. Todas as atividades foram paralisadas e se tornou um desafio de transição histórica de curto/médio e longo prazo. Este estudo objetiva refletir sobre as práticas educativas desenvolvidas nesse período, que foram induzidas a uma ressignificação de seus processos, mediante o uso das tecnologias. Em 2022, a pandemia insiste em se consolidar de outras formas (cepas) e de modos intermitentes. Este estudo teórico-reflexivo foi constituído a partir de uma pesquisa bibliográfica, cujo intuito não foi de interpretar profundamente o fenômeno estudado, uma vez que não é possível solucioná-lo; mas, descrevê-lo de modo a contribuir para a compreensão da influência da pandemia nas práticas educativas na Educação Superior. Considera-se, nesse sentido, importante refletir em que medida as configurações dos contextos pandêmicos proporcionaram a “reinvenção” da docência também para os tempos futuros.

Biografia do Autor

Egeslaine de Nez, UFMT/CUA

Pós-doutora em Educação. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faculdade de Educação (FACED). Líder do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT/UFMT). 

Vanessa Gabrielle Woicolesco, UNILA

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com bolsa PROEX/CAPES. Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Referências

ANTUNES, R. O vilipêndio do coronavírus e o imperativo de reinventar o mundo. In: TOSTES, A.; MELO FILHO, H. (Orgs.) Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. Bauru: Projeto Editorial Práxis e Canal 6, 2020.
ARBESÚ GARCÍA, M.I.; RIVERA-MORALES, A. Prácticas-reflexivas sobre la docencia en el aula universitária. In: LAMARRA, N.F.; NOSIGLIA, M.C.; PEREZ-CENTENO, C.; RUEDA-BELTRÁN, M. Evaluación, desarrollo, innovación y futuro de la docencia universitária (pp. 235-247). Red Iberoamericana de Investigadores en Evaluación de la Docencia. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Editorial FEDUN, 2021.
ARCE, D. M.; GUILLER, C. Los entornos virtuales: nuevos escenarios de enseñanza y aprendizaje en la Universidad. Actas de Periodismo y Comunicación, v. 1, n. 1, 2015. Disponível em: https://perio.unlp.edu.ar/ojs/index.php/actas/article/view/2949. Acesso em: 23 fev. 2022.
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede, v. 7, n. 1, p. 257-275. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341411723_EDUCACAO_REMOTA_EMERGENCIAL_elementos_para_politicas_publicas_na_educacao_brasileira_em_tempos_de_Covid-19. Acesso em: 14 set. 2020.
BBC NEWS. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60613575. Acesso em: 06 mar. 2022.
BIRMAN, J. O trauma na pandemia do coronavírus: suas dimensões políticas, sociais, econômicas, ecológicas, culturais, éticas e científicas. Rio de Janeiro: José Olympio, 2020.
BOLZAN, D. P. V. Docência e processos formativos: estudantes e professores em contextos emergentes. Projeto de Pesquisa. Universal – MCTI/CNPq n. 01/2016. UFSM, 2016.
BOLZAN, D. P. V.; ISAIA, S. M. A. Desenvolvimento profissional docente e contextos emergentes. ASOCIACIÓN DE ESTUDIOS LATINO-AMERICANOS, Barcelona. Anais [...]. Barcelona: 2018. p. 1-21.
BOLZAN, D. P. V.; POWACZUK, A. C. H. Contextos emergentes e a reinvenção da docência: desafios da/na cotidianidade. In: BOLZAN, D. P.V.; POWACZUK, A. C. H.;
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria MEC n. 343, de 17 março de 2020. Brasília: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 16 set. 2021.
CARPINEJAR, F. Colo, por favor! São Paulo: Planeta, 2020.
CEPAL. Panorama social de América Latina 2020. Santiago: CEPAL, 2021. Disponível em: https://www.cepal.org/es/publicaciones/46687-panorama-social-america-latina-2020. Acesso em: 01 mar. 2021.
CNN BRASIL. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/com-epidemia-sob-controle-xangai-planeja-encerrar-lockdown-ate-o-fim-de-maio/. Acesso em: 01 jun. 2022.
COLEMARX. Coletivo de estudos em marxismo e educação. Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social: porque os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. Rio de Janeiro, 2020.
CUNHA, M. I.; BOLZAN, D. P. V.; ISAIA, S. M. A. Professor da educação superior. MOROSINI, M. C. (org.) Enciclopédia brasileira de educação superior (pp. 274 – 346). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021.
DALLA CORTE, M. G. Singularidades da formação e do desenvolvimento profissional docente: contextos emergentes na educação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021.
DICIONÁRIO Online de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/pandemia/. Acesso em: 18 out. 2020.
GUIÑEZ-CABRERA, N.; MANSILLA-OBANDO, K. Explorando la satisfacción y la insatisfacción del estudiantado universitario en enseñanza remota de emergencia. Actualidades Investigativas en Educación, v. 22, n. 1, p. 1 – 28, 2022. Disponível em: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/aie/article/view/49066. Acesso em: 01 maio 2022.
HOFFMANN, Y. T. Desvelar o óbvio: o abismo social e educacional na pandemia. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 24, p. 1-8, 2021. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16152. Acesso em 08 maio 2022.
INSTITUTO PENÍNSULA. Relatório de pesquisa: sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil. Disponível em: https://institutopeninsula.org.br/wpcontent/uploads/2020/05/Covid19_InstitutoPeninsula_Fase2_at%C3%A91405.pdf. Acesso em: 14 maio 2022.
ISAIA, S. M. A.; MACIEL, A. M. R.; BOLZAN, D. P. V. Qualidade na formação e no desenvolvimento profissional: do ideal ao real no cenário da Educação Superior. CUNHA, M. I.; BROILO, C. L. (Orgs.). Qualidade da educação superior: grupos investigativos internacionais em diálogo (pp. 167-187). Araraquara: Junqueira & Marin, 2012.
LAMARRA, N. F. Universidad, calidad y futuro en América Latina: repensando la evaluación de la docencia desde una mirada inovadora. LAMARRA, N.F.; NOSIGLIA, M.C.; PEREZ-CENTENO, C.; RUEDA-BELTRÁN, M. Evaluación, desarrollo, innovación y futuro de la docencia universitária (pp. 95-111). Red Iberoamericana de Investigadores en Evaluación de la Docencia. Buenos Aires: Editorial FEDUN, 2021.
MARTÍNEZ, A. G.; et al. Buenas prácticas en los entornos virtuales de enseñanza-aprendizaje. Revista Cubana de Educación Superior, v. 34, n. 3, p. 76 - 88. 2015. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0257-43142015000300006. Acesso em: 15 abr. 2022.
NEZ, E.; FERNANDES, C. M. B. WOICOLESCO, V. G. Currículo e práticas na educação superior no contexto da pandemia da COVID-19. Revista Internacional de Educação Superior (RIESup), v. 8. p. 1 - 22. 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663809. Acesso em: 15 jan. 2022.
NEZ, E.; MOROSINI, M. C. Programa institucional de internacionalização (PRInt): análises frente a uma pandemia. Debates em Educação, v. 12, n. 28, p. 77-94, set./dez. 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10397. Acesso em: 10 out. 2021.
OCDE. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Disponível em: https://www.oecd.org/latin-america/paises/brasil-portugues/. Acesso em: 14 set. 2021.
OLIVEIRA, E. S. G. O desafio da mediação tecnológica na nova normalidade educacional: por uma educação para Polegarzinha. OLIVEIRA, E. S. G. (org.). Ensinar e aprender com mediação das tecnologias no tempo de “novas normalidades”: experiências e reflexões em variados cenários. Curitiba: Bagai, 2021.
OMS. Organização Mundial da Saúde. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/origins-of-the-virus. Acesso em: 15 abr. 2020.
ONU. Organização das Nações Unidas. World social report 2020: inequality in a rapidly changing world. Disponível em: https://www.un-ilibrary.org/economic-and-social-development/world-social-report-2020_7f5d0efc-en. Acesso em: 14 maio 2020.
OPAS. Organização Pan-Americana de Saúde. Folha informativa sobre a covid-19, histórico da covid-19. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 03 maio 2022.
PALACIOS, M. D. P.; ALVARADO, P. A. C. Práctica preprofesional en la Universidad Nacional de Educación (UNAE): análisis y reflexiones de la modalidad virtual en tiempos de pandemia. Actualidades Investigativas en Educación, v. 22, n. 1, p. 1-27, 2022.
PEREIRA, G. P.; SILVA, C. M. G. D. Prática de atividade física e qualidade de vida no trabalho do docente universitário: revisão bibliográfica. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 10, 74997-75013, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/17750/14391. Acesso em: 28 mar. 2022.
QUINZANI, M. A. D. O avanço da pobreza e da desigualdade social como efeitos da crise da covid-19 e o estado de bem-estar social. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 6, p. 43–47, 2020. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/121. Acesso em: 8 maio. 2022.
SANTANA, L. L.; et all. Fatores intervenientes na qualidade de vida docente durante a pandemia da COVID-19. Actualidades Investigativas en Educación, v. 22, n. 1, p. 1-32, 2022. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/447/44769515009/html/. Acesso em 28 mar. 2022.
SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 10. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2008.
SENHORAS, E. M. Novo coronavírus e seus impactos econômicos no mundo. Boletim de conjuntura (BOCA), v. 1, n. 2, p. 39–42, 2020. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/174. Acesso em: 8 mar. 2022.
SILVA, A. S.; RIBEIRO, M. L. Relação professor-estudante no ensino superior: uma revisão de literatura. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 1-10, jan.-jun. 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/34309. Acesso em: 15 fev. 2022.
UNESCO. Coalização global da educação. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse#durationschoolclosures. Acesso em: 04 maio 2022.
UNESCO. COVID-19 Impact on Education. 2021. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 29 maio. 2022.
WOICOLESCO, V. G.; MOROSINI, M.; MARCELINO, J. M. COVID-19 and the crisis in the internationalization of higher education in emerging contexts. Policy Futures in Education, v. 20, n. 4, p. 433-442, 2022. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/14782103211040913?journalCode=pfea. Acesso em: 8 mar. 2022.
Publicado
2022-09-28